O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, revelou que o país planeja comprar duas embarcações de patrulha offshore (OPVs) por cerca de US $ 100 milhões.
O presidente informou que em breve será aberto um processo licitatório e que o atual governo pagará R $ 50 milhões, enquanto o restante será pago nos próximos dez anos.
Levando em consideração esses dois OPVs e os três barcos da classe Protector que o país receberá da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), serão cinco embarcações que em breve serão integradas à frota da Marinha, segundo o presidente.
“É um marco muito importante do ponto de vista da nossa soberania, do cuidado com o mar territorial, da autonomia e do deslocamento que a nossa marinha possa ter”, comentou o presidente.
“Este é um número histórico do ponto de vista orçamentário”, acrescentou o ministro da Defesa, Javier García. Ele destacou ainda que “este é um processo histórico pelo volume de investimentos e pela qualidade das embarcações que serão adquiridas”.
A expectativa do país é que a primeira embarcação seja entregue até junho de 2024. As entregas são incentivadas a serem o mais próximas possível, mas “a primeira tem que ser entregue infalivelmente nessa data porque a construção começa após a assinatura do contrato”, afirma o ministro. enfatizado.
A Marinha do Uruguai planeja modernizar sua frota envelhecida por meio dessas novas aquisições, incluindo os navios da classe Protector da USCG.
Os navios da classe Protector da USCG possuem 27 metros de comprimento têm um alcance de 900 milhas náuticas, uma velocidade máxima de 25 nós, e serviram nos Estados Unidos em missões que incluem segurança interna, combate ao contrabando de drogas, fiscalização da imigração, fiscalização da pesca marinha e busca e suporte de resgate.
Os navios são projetados para acomodar tripulações de gêneros mistos com cinco pequenos espaços e capacidade máxima para 12 tripulantes. Cada navio incluirá um barco inflável de casco rígido (RHIB) que pode ser lançado da popa do navio maior por meio de um lançamento de um sistema inovador.
Esta capacidade permite que as tripulações interceptem, inspecionem e / ou embarquem rapidamente em outras embarcações durante a patrulha, sem parar. Os três navios específicos que o Uruguai receberá, agora desativados pelo USCG, foram transportados para Connecticut, Virgínia e Flórida.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News