UNITAS LXIII: Fase Marítima

Com vinte e um navios, incluindo um submarino submarino nuclear da Marinha dos Estados Unidos, iniciou no dia 10 de setembro a Operação UNITAS LXII.

USS Albany (SSN 753)

Desde 1960, a UNITAS é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos e, nesta edição, tem o Brasil como coordenador e país-sede.

Os principais objetivos da operação são incrementar a interoperabilidade das Marinhas por meio da condução de operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais, além de estreitar os laços de cooperação entre os países participantes.

A 63ª Operação UNITAS, consistirá de uma fase de porto e uma marítima. A fase de mar, por sua vez, contará com três etapas.

A primeira será de preparação onde serão feitos exercícios de ações de superfície, antissubmarinas e antiaéreas, de guerra eletrônica e operações de interdição marítima.

Na segunda haverá exercícios ligados especificamente à segurança marítima.

Já a fase final será uma etapa anfíbia, que contemplará uma simulação de resgate de civis, por meio de uma incursão anfíbia na Praia de Itaóca (ES), envolvendo o movimento de um elemento anfíbio multinacional e o emprego de veículos de assalto anfíbio e embarcações de desembarque.

 

Sair da versão mobile