Últimas imagens da ex-Fragata ‘Greenhalgh’ (ex-HMS Broadsword)

Por Guilherme Wiltgen

O dia 13 de setembro de 2024 marcou o fim de uma veterana da Guerra das Falklands, que desde 1995 se naturalizou brasileira, a Fragata Greenhalgh (F 46), ex-HMS Broadsword (F 88), uma Type 22 Batch 1.

HMS Broadsword

A Fragata HMS Broadsword foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., na Escócia, sendo ordenada em 08 de fevereiro de 1974, teve a quilha batida em 7 de fevereiro de 1975, lançada ao mar em 12 de maio de 1976 e incorporada à Royal Navy em 3 de maio de 1979.

Em 1982 se juntou a Esquadra Britânica, que suspendeu rumo ao Atlântico Sul, na Operação Corporate, para recuperar as Ilhas Falklands invadidas pela Argentina.

Em 21 de maio, enquanto dava cobertura ao desembarque na Baía de San Carlos, foi atacada por caças IAI Dagger, da Força Aérea Argentina, sofrendo vários impactos de 30 mm. Durante esse mesmo ataque, conseguiu abater um Dagger com um míssil Sea Wolf.

Quatro dias depois, em 25 de maio, foi novamente atacada mas desta vez, uma bomba atingiu o convoo, arrancando o nariz do Lynx HAS2, perfurando o costado e, por muita sorte, caindo no mar sem explodir.

Greenhalgh (F 46)

A Fragata Greenhalgh (F 46), é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, que foi morto na Batalha Naval de Riachuelo.

O contrato de compra das quatro Fragatas Classe Greenhalgh foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânico em 18 de novembro de 1994, com as transferências ocorrendo a medida que foram dando baixa da Royal Navy.

 

Foi incorporada a Marinha do Brasil em 30 de junho de 1995, em cerimônia realizada em Plymouth, Inglaterra, quando assumiu o seu primeiro Comandante, o Capitão de Mar e Guerra João Carlos Alves da Silva.

Em seus pouco mais de vinte e seis anos de incorporação à Armada Brasileira, no dia 10 de agosto de 2021 foi realizada a Cerimônia de Mostra de Desarmamento do “LOBO GUERREIRO”, que alcançou marcas expressivas ao longo do período de serviço ativo na Marinha do Brasil, totalizando 1.234 dias de mar e 247.119,62 milhas náuticas navegadas, tendo participado de inúmeras comissões, tanto nacionais quanto internacionais.

No dia 13 de setembro de 2024, a veterana teve um fim digno para um navio de guerra, servindo de alvo em um exercício SINKEX.

Durante o exercício, foi lançado contra o casco da F 46 o sétimo Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP) entre outras armas, tais como dois mísseis Penguin lançados pelos helicópteros Seahawk e bombas BGB-82 pelos caças A-4KU Skyhawk.

A Greenhalgh/Broadsword agora descansa no Reino de Poseidon.

Sair da versão mobile