Seis navios de desembarque da Marinha Russa, que recentemente reforçaram a presença militar do país no Mar Báltico, deixaram a área há alguns dias seguindo para o norte. Três navios ficaram fundeados na quarta-feira, por razões pouco claras, na área de Kattegat, entre a Dinamarca e a costa oeste sueca.
Na tarde de sexta-feira, as Forças Armadas confirmaram que os navios estavam fundeados na região. Jonas Olsson, secretário de imprensa das Forças Armadas, informou que os navios estavam em águas internacionais, ao norte de Skagen, e se dirigiam para o oeste através do Skagerak.
“Ao que tudo indica, eles estão saindo agora, o que significa que eles saem da nossa área de atuação e ficam longe o suficiente também da nossa área de interesse”. Ao mesmo tempo, afirma que existem “unidades adicionais” que as Forças Armadas precisam seguir no Mar Báltico.
Especulou-se que os navios fundearam no Kattegat devido ao mau tempo, uma explicação que Jonas Olsson acredita ser concebível. “É uma suposição razoável, mas não precisa ser verdade”, disse ele.