Os estudantes técnicos da Marinha Real da Holanda agora podem se familiarizar com os navios da Marinha. Eles fazem isso com um programa de Realidade Virtual (VR) que a Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS), Thales Nederland e o cluster de inovação marítima Extended Reality desenvolveram para eles. O programa foi encomendado pela Marinha Real Holandesa na última quarta-feira, antes da assinatura do contrato de um novo navio de suprimento.
A chamada experiência Intro-TD-OPV foi criada para estudantes do treinamento técnico da Marinha Real. Apoiado por técnicas de jogo e uma narrativa, o aluno se move sobre o HNLMS Holland, um navio de patrulha da classe Holland e aprende o design funcional do navio e a localização dos sistemas a bordo.
A ideia é que a tecnologia VR, a tecnologia de jogos e a gamificação contribuam para uma educação inovadora. Com isso, a Marinha Real da Holanda tenta fascinar e vincular o grupo-alvo técnico. Afinal, o setor de defesa em geral, e a Marinha Real em particular, hoje em dia precisam de todas as ferramentas para recrutar e reter pessoal adequado.
O programa VR foi desenvolvido em estreita colaboração com o cluster de inovação marítima Extended Reality. Esse cluster é amplamente administrado por pessoal naval do Simulation Center Maritime (SimCenMar). Aqui, experimentos são realizados com todos os tipos de possibilidades de realidade estendida.
Para a realização deste projeto de RV, o DSNS trabalhou em estreita colaboração com os alunos do curso Media Designer da Scalda em Vlissingen. Eles participaram do curso de modelos e gráficos em 3D. Até o momento, mais de dez estagiários estiveram envolvidos no crescente departamento de VR / AR do DSNS.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN