A Thales equipará os sete primeiros novos navios de patrulha offshore (OPVs) da Marinha Francesa com seu sonar de casco Bluewatcher, seu novo radar compacto de vigilância multimissão, o NS50, e seu IFF (Identificação Amigo ou Inimigo) TSA 3522. A Thales estará envolvida na integração deste equipamento.
Estas soluções permitirão que navios de patrulha offshore realizem as suas missões operacionais, fornecendo vigilância ativa e passiva contra ameaças subaquáticas, vigilância aérea de superfície, controle de tiro e identificação.
Este contrato com a Agência Francesa de Aquisições de Defesa (DGA) cumpre os requisitos da nova Lei de Planejamento Militar (LPM) para o período 2024-2030. Três novos navios de patrulha offshore poderão ser adicionados à frota após 2030.
A Thales fornecerá à Marinha Francesa um conjunto de sensores composto pelo sonar Bluewatcher, radar NS50 e um sistema de identificação IFF para seus novos navios de patrulha offshore. A primeira embarcação entrará em serviço em 2024.
Os novos navios de patrulha offshore da Marinha Francesa substituirão os barcos de patrulha da classe Estienne d’Orves do tipo A69 e Navios de Patrulha da classe 54. Eles operarão nas águas metropolitanas francesas, principalmente ao longo da plataforma continental (ou seja, até profundidades de 200 m) e na encosta e subida continentais (até profundidades de 1.000 m). Projetados para longa durabilidade, os novos OPVs multifuncionais desempenharão funções de escolta para navios de guerra da linha de frente. Em particular, serão despachados à frente dos submarinos de mísseis balísticos movidos a energia nuclear (SSBN) à medida que saem do porto para fornecer informações e dissuasão e atuar como navios de reconhecimento. Poderiam também ser destacados para controlar áreas marítimas acima e abaixo da superfície e defender territórios no mar, bem como participar em missões de evacuação de nacionais.
Estes sistemas altamente inovadores e capazes da Thales já foram comprovados no mar e permitirão que os novos OPV cumpram as suas missões com a máxima eficácia.
O sonar Bluewatcher é um sistema comprovado que oferece alto desempenho de detecção subaquática. Com seu design de baixo calado, é particularmente adequado para pequenas embarcações que operam em águas rasas. O NS50 é o primeiro radar AESA (Active Electronically Scanned Array) compacto 4D multimissão para embarcações de baixa/média tonelagem. Ele fornece capacidades de vigilância aérea e de superfície, bem como desempenha funções de controle de tiro para canhões e mísseis navais. O NS50 fornece os dados altamente precisos necessários para a rápida aquisição de alvos, engajamento de mísseis terra-ar de curto alcance do tipo “dispare e esqueça” e funções de controle de tiro para combate a ameaças de superfície por canhões.
Complementando o radar NS50, o avançado interrogador TSA 3522 IFF (Identificação de Amigo ou Inimigo) da Thales é certificado em Modo 5 pelo Escritório do Programa AIMS do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) para implantação em operações aliadas com forças da OTAN. Este sistema de alta confiabilidade oferece uma solução criptográfica completa que identifica objetos detectados pelo radar com total segurança, além de identificar aeronaves civis.
“Este novo contrato com a agência francesa de compras de defesa permitirá à Marinha Francesa apoiar as missões da Força Oceânica Estratégica da França (FOST), monitorar as abordagens marítimas do país e contribuir para ação estatal no mar. A Thales está mobilizando todos os seus recursos e conhecimentos para fornecer à França um conjunto de sensores avançados baseados nas melhores tecnologias”, disse Philippe Duhamel, vice-presidente executivo, Sistemas de Missão de Defesa da Thales.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN