Thales e Exail fazem parceria para fornecer capacidades de detecção de minas de veículos subaquáticos autônomos de última geração para o programa de contramedidas de minas SLAMF da Marinha Francesa

Villepinte, (França) – A Thales e a Exail foram selecionadas pela agência francesa de compras de defesa (DGA) para entregar oito, mais oito opcionais, Veículos Subaquáticos Autônomos (AUV). Esta versão estendida do A18-M AUV integrará o sonar SAMDIS 600 para o programa SLAMF (o programa das Forças Armadas Francesas, supervisionado pela DGA, que visa renovar as capacidades de guerra de minas da Marinha Francesa com o uso massivo de sistemas não tripulados).

O novo sonar SAMDIS compacto da Thales é otimizado para a detecção de todas as ameaças de minas navais, até águas mais profundas. Apresentando uma capacidade multivisualização avançada exclusiva, ele captura imagens de vários ângulos em uma única passagem. Integrado com o software de análise de dados de sonar Mi-MAP e algoritmos baseados em Inteligência Artificial, o SAMDIS 600 atinge probabilidades de detecção e classificação excepcionalmente altas, proporcionando desempenho superior, o que aumenta o ritmo e a eficiência operacional.

Com base em uma versão estendida do AUV A18-M da Exail, com sua precisão e furtividade de longo alcance, e sua capacidade de operar em ambientes desafiadores, este AUV é um veículo comprovado no mar, projetado para incorporar sonar para a detecção e classificação de minas marítimas. A Exail é responsável por desenvolver as capacidades totalmente autônomas do AUV e integrar, em estreita colaboração com a Thales, a tecnologia de sonar SAMDIS.

Integrados à caixa de ferramentas MMCM da Thales, o AUV A18-M e o SAMDIS 600 oferecerão desempenho superior em benefício da Marinha Francesa, garantindo a segurança de ativos e pessoal e aumentando a eficiência das missões de contramedidas de minas (MCM).

“Mine Countermeasures está entre os primeiros campos militares a fazer a transição completa para capacidades MCM de terceira geração com sistemas autônomos baseados em drones. Esta é a missão principal do programa SLAMF, e a Exail, especialista em drones navais, tem orgulho de contribuir com sua versão estendida do A18-M AUV”, disse Jérome Bendell, CEO da Exail Maritime Business Line. Acrescentando que “Esta colaboração ressalta nosso compromisso em fornecer tecnologia de ponta que atenda aos mais altos padrões de desempenho e segurança para a defesa naval moderna.”

“A proliferação de minas marítimas e sua sofisticação tornam a coleta de dados e a análise avançada ainda mais necessárias para combater essas ameaças terríveis. Hoje, os sistemas autônomos de contramedidas de minas oferecem maior eficiência, ao mesmo tempo em que protegem as equipes dos perigos dos campos minados. Com o novo SAMDIS 600 adquirido no âmbito do SLAMF, o programa de contramedidas de minas mais inovador, a Thales tem orgulho de ajudar os operadores em suas tomadas de decisão para o benefício de suas missões.” disse Gwendoline Blandin-Roger, vice-presidente da linha de negócios de sistemas subaquáticos da Thales.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile