Terceiro porta-aviões para a Índia: Orçamento x Necessidade

Por M Matheswaran

Os militares indianos estão passando pelo que pode ser a reorganização mais significativa desde a independência da Índia, com implicações consideráveis ​​para sua futura postura estratégica. Uma questão importante que foi trazida à tona, é o papel da Marinha da Índia como uma força regional de projeção de poder construída em torno de três porta-aviões.

A decisão do governo sobre esta questão terá implicações significativas para a região. A Marinha indiana opera atualmente um porta-aviões, o INS Vikramaditya de 45.000 toneladas, com um segundo, o INS Vikrant de 37.500 toneladas, que acaba de entrar em testes de mar. Ambos possuem Ski Jump, mas a Marinha indiana considera um terceiro porta-aviões de convés plano, o planejado INS Vishal de 65.000 toneladas, com capacidade de projeção de energia superior, como uma necessidade absoluta.

Os planos da Marinha para uma estrutura de força baseada em três porta-aviões, proposta pela primeira vez no início dos anos 2000, foram aceitos em princípio. Isso permitiria à Marinha operar dois grupos-tarefa de porta-aviões em todos os momentos, com uma força total de caças de mais de 150 aeronaves. No entanto, o novo Chefe do Estado-Maior de Defesa da Índia, General Bipin Rawat, que assumiu o cargo em janeiro, afirmou que as restrições orçamentárias forçarão a Marinha a adiar os planos para o terceiro porta-aviões. Alguns no governo vêem o terceiro porta-aviões como um “elefante branco” assustadoramente caro. Eles argumentam que a Índia não pode arcar com esses gastos em uma única plataforma quando há muitos outros requisitos clamando por atenção imediata.

INS Vikramaditya

Essa visão é reforçada pela amarga experiência da Índia na aquisição do Vikramaditya da Rússia, quando o preço original subiu de $ 974 milhões para $ 2,35 bilhões. Junto com 45 aeronaves MiG-29K e modificações adicionais, o preço geral agora está entre US $ 6 bilhões e US $ 7 bilhões. A crescente estatura da Índia, seus interesses geopolíticos e seu papel como provedor de segurança de rede na região do Oceano Índico requerem uma marinha forte com alcance significativo. Essa experiência foi agravada pelos atrasos e custos crescentes do primeiro porta-aviões construído na Índia, o Vikrant, que já está mais de cinco anos atrasado. Com custos excessivos e 36 aeronaves, o preço total provavelmente será de US $ 10 a 11 bilhões. O terceiro porta aviões proposto, Vishal, ainda em estágios conceituais, deve custar de US $ 6 a 8 bilhões e levar de 10 a 14 anos para ser construído. Incluindo um componente aéreo de aeronaves F-18E ou Rafale a preços atuais, o custo total provavelmente será da ordem de US $ 16–17 bilhões.

INS Vikrant

O general Rawat sugeriu suas prioridades em vista das prováveis ​​restrições orçamentárias nos próximos anos. Seu foco é o fortalecimento das defesas terrestres contra a China e o Paquistão e, portanto, sua prioridade é o exército, seguido pela Força Aérea. O exército tem necessidades urgentes em termos de requisitos de modernização de armas de infantaria, artilharia e corpo de ataque há muito aguardados. A força do esquadrão da Força Aérea Indiana caiu para 32, bem abaixo de sua força operacional mínima de 42 esquadrões.

Para ele, a Marinha deve se concentrar em submarinos e navios menores de superfície, principalmente na função defensiva. Na sua qualidade de conselheiro militar do governo e secretário do recém-criado Departamento de Assuntos Militares, além de seu papel principal como presidente permanente do Comitê de Chefes de Estado-Maior, as opiniões do General Rawat podem valer a pena. A crescente estatura da Índia, seus interesses geopolíticos e seu papel como provedor de segurança de rede na região do Oceano Índico exigem uma marinha forte com alcance significativo e capacidades de projeção de energia. O poder aéreo baseado em porta-aviões é um componente crítico para responder a contingências rapidamente em alcances estendidos e complementaria o poder aéreo baseado em terra.

Mig 29K

Com a China acelerando o desenvolvimento de seus porta-aviões, será capaz de colocar um grupo-tarefa de porta-aviões no Oceano Índico mais cedo ou mais tarde. O terceiro porta aviões portanto, assume grande importância para a estratégia marítima da Índia. A Marinha opera porta-aviões com Ski Jump há quase quatro décadas. Eles fornecem economias de custo significativas, mas vêm com grandes restrições operacionais. Atualmente, o Vikramaditya opera um máximo de 24 caças MiG-29K, junto com seis helicópteros para guerra anti-submarina e outras tarefas. Pelo menos 70 por cento dos recursos do Vikramaditya vão para sua própria defesa aérea, deixando muito pouco para ataque de longo alcance. A posição do Vikrant será semelhante. Mais importante ainda é o fato dos porta-aviões que usam Ski Jump não serem capazes de lançar plataformas mais pesadas, como aeronaves de alerta antecipado no ar.

O INS Vishal proposto seria um porta-aviões com capacidade de decolagem assistida por catapulta (CATOBAR), que poderia incluir um sistema de lançamento eletromagnético, também conhecido como EMALS. Teria um componente aéreo considerável de 70-80 aeronaves, incluindo helicópteros e aeronaves de alerta antecipado, dando-lhe uma significativa capacidade de ataque e alcance. As preocupações do governo em relação aos custos devem ser vistas em perspectiva. Os custos do projeto seriam repartidos por 10–14 anos, o que o tornaria mais administrável. Existem também implicações importantes para a manutenção dos conjuntos de habilidades necessários. O tempo é essencial para que o terceiro porta aviões siga em frente. É provável que surjam novos conceitos e tecnologias disruptivas para desafiar a viabilidade econômica e operacional dos porta-aviões.

Novos desenvolvimentos tecnológicos têm permitido a possibilidade de navios mais ágeis e rápidos, submarinos, um espectro de tecnologias de veículos não tripulados, sejam eles aéreos, de superfície, subaquáticos ou autônomos, dominar as estratégias operacionais marítimas com novas dimensões de custo-benefício para melhor alcance, flexibilidade e aplicação de força. Conceitos operacionais influenciados pela inteligência artificial, como o enxame, podem tornar o uso de drones o elemento mais importante na guerra naval no futuro.

O terceiro porta-aviões é considerado uma necessidade vital para a Marinha da Índia, dadas as atuais tensões com a China. Mas com o governo indiano atrasando sua decisão, as chances de uma decisão favorável à Marinha podem estar diminuindo. Marechal da Força Aérea M Matheswaran AVSM VM PhD (Ret) é um ex-vice-chefe do Estado-Maior de Defesa Integrado da Índia. Ele é piloto de caça e piloto de teste experimental, e esteve em serviço ativo por 39 anos.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: The Maritime Executive

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