O Teamwork South é um exercício naval bianual com o Chile, e se concentra na condução de cenários de treinamento em operações intermediárias e avançadas de guerra antissuperfície e antissubmarino. O exercício deste ano será comandado pelo Contra-Almirante Yerko Marcic Conley, da Armada Chilena.
As forças dos EUA que participam do exercício estão sob ordens do Comandante do U.S. Naval Forces Southern Command/U.S. 4th Fleet, Contra-Almirante Donald Gabrielson, e inclui o USS Michael Murphy (DDG 112), com dois helicópteros MH-60R Seahawk do Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 37, dois aviões P-8A Poseidon da Patrol Squadron (VP) 4, e pessoal da USNAVSO/FOURTHFLT e Destroyer Squadron 40.
“Nosso parceiro estratégico, o Chile, fez do Teamwork South o que é hoje”, disse o contra-almirante Donald Gabrielson. “Este exercício é uma das raras oportunidades com as quais treinamos contra os submarinos a diesel da Marinha do Chile. Nós nos beneficiamos e apreciamos a oportunidade de fortalecer nossa parceria com o Chile para combater as ameaças em um ambiente marítimo cada vez mais dinâmico”.
Este exercício oferece oportunidades únicas de treinamento no mar em ambientes desafiadores e incertos que incorporam cenários guiados por eventos para maximizar as oportunidades de melhorar a interoperabilidade, usando cenários que tratam de operações antissuperfície, antissubmarino, antiaérea e de reabastecimento no mar.
O Teamwork South 2019 baseia-se em relações estabelecidas entre as marinhas dos EUA e do Chile e melhora as capacidades conjuntas para conduzir compromissos bilaterais, fortalecendo as parcerias navais internacionais e melhorando a prontidão das forças participantes para uma ampla gama de potenciais operações.
FONTE: USN
FOTOS: Ilustrativas