Dois helicópteros pertencentes às Forças Navais turcas pousaram com sucesso no navio de assalto anfíbio Anadolu pela primeira vez, enquanto o Capitânia da Esquadra turca se prepara para entrar entrar em serviço no próximo mês.
Os helicópteros que realizaram os primeiros pousos a bordo foram um AH-1W Super Cobra e um S-70B Seahawk, segundo informou o Ministério da Defesa.
A Anadolu é um LHD (Landing Helicopter Dock) baseado no espanhol Juan Carlos.
O Destacamento Aéreo Embarcado, está inicialmente composto pelos helicópteros de ataque AH-1W Super Cobra, que posteriormente serão substituídos pela versão navalizada do Atak 2, fabricado pela Turkish Aerospace Industries (TAI).
Além dos helicópteros, a Anadolu também vai operar com o UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle) Bayraktar TB3, uma variante do Bayraktar TB2.
No futuro, não apenas UCAV serão embarcados, mas também aeronaves de fabricação nacional, como Kızılelma e o Hürjet estão entre as possíveis aeronaves que serão operadas a bordo da Anadolu.
Para as operações anfíbias, se destacam o veículo de assalto ZAHA, desenvolvido pela FNSS, e o veículo de assalto marítimo ZAHA (MAV – Marine Assault Vehicle), com capacidade para transportar 21 militares, que foi projetado para facilitar o movimento navio terra das tropas de Fuzileiros Navais no menor tempo possível.
O Anadolu está previsto para ser equipado com vários sistemas de fabricação turca e a sua produção contou com o envolvimento de um grande número de empresas locais, com uma taxa de nacionalização de cerca de 70%.