Suécia divulga os nomes dos submarinos A26

Os dois novos submarinos A26 da Marinha sueca serão batizados com os nomes de HSwMS Blekinge e HSwMS Skåne, segundo informou o Ministério da Defesa da Suécia em 16 de janeiro.



Os nomes dos dois novos submarinos foram aprovados pelo rei Carl XVI Gustaf, de acordo com a tradição de nomeação de navios da Marinha da Suécia, informou o Ministério da Defesa, que informou ainda que o primeiro submarino seria entregue em 2024, e o segundo em 2025. O HSwMS Blekinge foi originalmente programado para ser entregue em 2022.

Os submarinos A26 estão sendo construídos pela Saab Kockums por SEK 8.6 bilhões (aproximadamente US$ 950 milhões), custos referentes a 2015. A construção do primeiro submarino começou em setembro de 2015, segundo um anúncio da Saab.

A Saab Kockums oferece três versões do A26, com comprimentos e deslocamentos diferentes, com base nos requisitos da missão. A menor é a versão “Pelagic” de 50 metros, que tem uma autonomia AIP de 20 dias. A seguir, a versão “Oceanic”, que mede 65 metros de comprimento e com autonomia de mais de 30 dias. O maior modelo, o “Extended Range” tem mais de 80 metros de comprimento e um alcance de mais de 10.000 milhas náuticas, segundo a empresa.

O A26 construído para a Suécia substituirá os atuais submarinos da classe Gotland, o primeiro dos quais completou recentemente uma atualização de meia-vida, recebendo uma extensão de casco de dois metros para acomodar atualizações e novas tecnologias que serão usadas nos A26.

A A26 será capaz de lançar mísseis a partir de lançadores VLS, além de minas e torpedos. O novo design também contempla o Multi Mission Portal, um lançador de forças especiais, próximo aos tubos de torpedos na proa, que permite aos mergulhadores saírem nadando horizontalmente. O portal será amplo o suficiente para o lançamento e recuperação de diversos tipos de cargas de missão, tais como veículos tripulados e não tripulados.



Sair da versão mobile