Submarinos USS ‘Hampton’ e ‘Humaitá’ realizam exercícios conjuntos

Os submarinos USS Hampton (S 767), classe Los Angeles, e o Humaitá (S 41), da Marinha do Brasil, realizaram uma série de atividades de treinamento conjunto, entre 1 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro.

O USS Hampton também fez uma breve parada logística na Base Naval de Itaguaí. A visita reforça a parceria de longa data e o compromisso contínuo do Brasil e dos Estados Unidos em promover a segurança coletiva, enquanto os dois países celebram 200 anos de relações diplomáticas.

Os exercícios realizados focaram na melhoria da interoperabilidade, prontidão e entendimento mútuo em operações de guerra submarina entre as forças brasileiras e norte-americanas. Aeronaves de patrulha marítima e de reconhecimento da Força Aérea Brasileira também participaram dos exercícios de guerra antissubmarino, prestando apoio essencial às operações.

A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, destacou a importância da visita para a sólida colaboração militar entre os dois países. “Ao participar de exercícios conjuntos, demostramos nosso compromisso em manter nossas forças armadas preparadas para proteger nossos cidadãos, responder a crises e promover a paz e a segurança regional e mundial”. O comandante Grant A. Wanier, do USS Hampton, ressaltou o impacto positivo do exercício na segurança regional. “Trabalhando lado a lado, nossas forças não apenas aprimoram a capacidade de operar em conjunto, mas também reafirmam o compromisso com a segurança e a estabilidade no Hemisfério Ocidental. Este exercício é um testemunho do respeito mútuo, da confiança e do profissionalismo que unem nossas forças.”

O Brasil e os EUA compartilham uma parceria duradoura de cooperação em segurança que desempenha um papel significativo na promoção da estabilidade regional e no enfrentamento dos desafios comuns de segurança no Hemisfério Ocidental.

Neste ano, as duas nações já participaram de uma série de exercícios militares combinados, incluindo os Exercícios Formosa, UNITAS e Southern Seas, durante o qual o porta-aviões USS George Washington (CVN 73) apoiou os esforços de socorro no Rio Grande do Sul, transportando 15 toneladas de suprimentos de ajuda humanitária.

Sair da versão mobile