Por Luiz Padilha
O submarino NRP Arpão (S 161) foi fabricado na Alemanha no estaleiro HDW em Kiel, sendo comissionado em 2011. Segundo submarino da classe Tridente, o Arpão é baseado em Lisboa, de onde suspendeu no dia 4 de abril, dando inicio a Iniciativa Mar Aberto 23.2. O submarino realizou uma escala em Mindelo, Cabo Verde e na sequência seguiu viagem em direção ao Brasil.
A chegada à cidade do Rio de Janeiro se deu em um domingo ensolarado com o submarino navegando lentamente até chegar a Base Almirante Castro e Silva (BACS). Auxiliado por 3 rebocadores, o submarino fez um giro e atracou por boreste.
O Comandante em Chefe da Esquadra (COMEMCH), Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, junto com a Consul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Sra. Gabriela Soares de Albergaria, estavam presentes e foram convidados a ir à bordo para conhecer o NRP Arpão, sendo recebidos pelo Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), Almirante Henrique Gouveia e Melo, que se encontrava à bordo.
O Almirante Henrique Gouveia e Melo concedeu ao Defesa Aérea & Naval uma rápida entrevista ao desembarcar do submarino. Confira no vídeo abaixo:
Após desembarcarem na BACS, a tripulação seguiu para um hotel em Niterói, onde poderão ter uns dias de descanso, quando então, no dia 12 de Maio, partirão com destino a Cidade do Cabo (Cape Town), África do Sul.
A presença de um submarino português pela primeira vez no Brasil em 110 anos de existência da Arma Submarina em Portugal, demonstrando a capacidade de operar fora de sua base por um longo período. A visita é um marco importante para ambas as Marinhas, celebrando a relação de amizade existente entre os dois países.
O Vice-Almirante Edgar falou ao Defesa Aérea & Naval sobre a importância dessa visita e do exercício que ocorrerá entre o submarino Arpão de Portugal com o submarino Tikuna da Marinha do Brasil. Confira no vídeo abaixo:
A tripulação do NRP Arpão é composta por 7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças, sendo três do sexo feminino nesta viagem. São elas a sargento Paula Oliveira, a Cabo Gonçalves e a Praça Joana Matos.
Gostariamos de agradecer ao Coronel do Exército José Luís Simões, pelo apoio dado ao Defesa Aérea & Naval para a cobertura da chegada do NRP Arpão no Rio de Janeiro.