Submarino modernizado fortalece a presença da Suécia no Mar Báltico

HMS Gotland deixando o estaleiro Saab Kockums




O HMS Gotland é agora o submarino mais moderno, mais silencioso e mais eficiente do mar Báltico e do mar do Norte. As Forças Armadas Suecas e a Primeira Flotilha Submarina receberam o submarino atualizado do estaleiro Saab Kockums e da Força de Defesa Sueca. O HMS Gotland é o primeiro de dois submarinos da classe Gotland que passaram por uma atualização de meia-idade.

O segundo, o HMS Uppland, estará pronto para entrega em breve. As modificações incluem um novo sistema de vigilância de navios, um novo sistema de gerenciamento de combate e motores Stirling (AIP) mais modernos.

HMS Uppland

Isso significa que os submarinos são ainda mais silenciosos, dificultando a detecção e o ataque. Os submarinos também foram ampliados em dois metros, cortando o casco de pressão no meio e soldando-o novamente. A nova seção de dois metros permite, entre outras coisas, novos sistemas para otimização de energia.

A modificação dos dois submarinos da classe Gotland representa um grande passo em direção à próxima geração de submarinos A26 nas Forças Armadas Suecas. Os dois novos submarinos serão batizados de HMS Blekinge e HMS Skåne.

Como o primeiro submarino da série dá nome a toda a classe, o A26 agora será denominado classe Blekinge. O Blekinge está sendo construído pela Saab Kockums. Muitos dos sistemas são iguais aos do submarino recém-modernizado, o que oferece muitas vantagens. Uma delas por exemplo, é a capacidade das tripulações operarem entre os dois tipos de submarinos. Isso aumenta a resistência operacional aumentando a disponibilidade dos submarinos.

FONTE: Swedish Armed Forces

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile