Por Fatima Bahtić
O estaleiro Navantia entregou o submarino Isaac Peral à Marinha Espanhola na Base Naval de Cartagena. Durante a cerimônia foi assinada a documentação de entrega e transferência entre Navantia e a Direção Geral de Armamentos e Material do Ministério da Defesa e desta para o Arsenal de Cartagena. Além disso, o primeiro comandante do submarino, Capitão de Corveta (Lieutenant-commander) Manuel Corral, foi empossado e o navio teve hasteada a bandeira nacional.
A classe S-80, um dos submarinos convencionais da OTAN mais avançados, é capaz de realizar uma vasta gama de missões, incluindo guerra anti-superfície, guerra anti-submarina, coleta de informações e vigilância, dentre outras. Eles também foram projetados para incorporar capacidade de ataque terrestre no futuro.
O Isaac Peral é o primeiro de quatro submarinos da classe S-80. Com este programa, a Espanha torna-se um dos poucos países que pode projetar e construir submarinos, embarcações extremamente complexas que devem operar de forma autônoma durante longos períodos de tempo num ambiente hostil.
“O sucesso deste programa reside principalmente em dois fatores chave: as competências das mulheres e dos homens que projetaram e estão construindo estes submarinos, e a abordagem de colaboração que adotamos como método de trabalho e que continuará ao longo de todo o ciclo de vida dos submarinos. A confiança e a cooperação com o nosso cliente e com o usuário do nosso produto são, sem dúvida, fundamentais para a Navantia”, comentou o presidente da Navantia, Ricardo Domínguez.
“Estamos dando um passo gigante neste programa e hoje nos sentimos particularmente orgulhosos da nossa Marinha, herdeira dos grandes marítimos da história que transformaram o mundo”, disse a Ministra da Defesa, Margarita Robles.
Os submarinos S-80 têm comprimento total de 80,8 metros, diâmetro de 7,3 metros e deslocamento submerso de cerca de 3.000 toneladas. Eles incluem o sistema integrado de combate e o sistema de controle de plataforma desenvolvidos pela Navantia Sistemas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today