Submarino espião – Projeto 09852 ‘Belgorod’



Por Hi Sutton

Um dos maiores submarinos do mundo, o Projeto 09852 KC-139 Belgorod, terá um papel fundamental na construção de infra-estrutura militar nas profundezas do Ártico, além de transportar o novo torpedo nuclear Intercontinental Poseidon (KANYON). O Belgorod é um submarino OSCAR-II inacabado que está sendo convertido para servir como um submarino para Missões Especiais. Ele será tripulado pela Marinha Russa, mas operado sob o controle da Main Directorate Deep Sea Research. A fim de realizar missões especiais secretas, ele levará um submarino anão de mergulho profundo, grandes cargas úteis e a nova arma estratégica de torpedo nuclear. O projeto começou em 2010, com o reajuste começando em 2012, e está previsto para ser concluído este ano.

Pr09852 Belgorod Especificações (Provisória)

Deslocamento: maior que 14.700 toneladas (17.000 toneladas), 24.000 toneladas submersas (estimativa 30.0000 toneladas)
Comprimento: 184 metros.
Boca: 18.2 metros.
Velocidade: <32 nós.
Autonomia: Sem Limites
Resistência: Aproximadamente 4 meses
Profundidade de trabalho: Estimado em 500-520 metros por OSCAR-II SSGN
Propulsão: nuclear (2 x reator de água pressurizada OK-650M.02 com capacidade de 190 MW acionando duas turbinas a vapor e dois eixos. Além disso, pelo menos dois propulsores externos.
Tripulação: TBC, estimado 110
Armamento: 6 x torpedos nucleares Poseidon (NATO: KANYON) (se instalados), tubos de torpedos de 6 x 533 mm com até 28 torpedos.

Em novembro de 2017, a mídia estatal russa deu o nome de Harmony para descrever a ‘rede de sonar subaquática global’. A análise sugere que a principal missão do Belgorod será a colocação encoberta de grandes sistemas submarinos no fundo do mar. A Rússia está trabalhando em uma nova rede de detecção de submarinos multissensores semelhante em conceito ao sistema SOSUS clássico da Marinha dos EUA, cujo objetivo é detectar submarinos que operam sob o Ártico a uma distância de 100 km ou mais. Segundo as fontes citadas na mídia russa (Izvestia , 20 de julho de 2016), o novo complexo envolverá “sensores subaquáticos” (sondas e possivelmente detectores de pressão / esteira) e boias de sonar, e se comunicará com estações de controle via satélites. O próprio sistema, ou seus componentes, tem o codinome HARMONY.

O Oceano Ártico tem duas bacias no meio, divididas ao meio por uma enorme cordilheira montanhosa. As bacias são cercadas por prateleiras onde o fundo do mar cai de cerca de 1.000 m para cerca de 4.000 m. Dado que os submarinos anões carregados pelo Belgorod podem mergulhar para cerca de 1.000 m, nessas prateleiras que representam a borda de onde as matrizes de sensores podem ser colocadas. Além disso, há áreas com montanhas a menos de 1.000 m onde as matrizes podem ser colocadas.

Este sistema exigirá a colocação exata de uma série de construções subaquáticas. A colocação sob a calota de gelo (que está implícita) será extremamente complexa, especialmente considerando a necessidade de alimentar o sistema. Cabos da costa são difíceis de colocar sem navios de superfície acima dos quais são impraticáveis ​​e indiscretos, e são vulneráveis ​​ao rastreamento e interferência da USN. A resposta que os planejadores russos propuseram foi colocar uma série de usinas nucleares independentes. Estes ATGU ( Automated installation of the nuclear turbine generator) serão colocados nas costas do submarino e colocados pelo submarino anão (veja abaixo).

O ATGU possui um reator de água pressurizada integral, uma instalação de gerador de turbina de pequeno porte, um circuito térmico-hidráulico simples e o mínimo de equipamentos auxiliares. Está contido em uma “cápsula de energização cilíndrica” que tem 14 m de comprimento e 8 m de diâmetro.

De acordo com os fabricantes, o reator integrado permite um arranjo simplificado do caminho de circulação, reduzindo a resistência ao fluxo. Isso fornece um nível de potência relativamente alto quando operando em circulação natural (pelo menos 65% do máximo). Ainda é um reator de baixa densidade relativamente pequeno, com 44 kW / l. Tem fluxos moderados de calor e reservas significativas de ebulição de refrigerante.

O ATGU é uma instalação de propósito geral destinada a aplicações terrestres e submarinas, e é provável que seja passado como tendo aplicações civis, mesmo quando transportado por um submarino da Marinha. Ele se conectará a um ou mais conjuntos de sensores por um cabo relativamente curto (e, portanto, leve). Quaisquer sistemas de sensores grandes provavelmente serão carregados nas costas do Belgorod da mesma maneira que o ATGU.

Submarino anão de mergulho profundo

AC-31, Projeto 10831 Losharik

O ATGU e outras cargas úteis serão colocados no fundo do mar por um submarino anão de submersão profunda, nuclear, denominado ACS (deep nuclear station). A Rússia utilizou submarinos de maior porte para carregar seus submarinos de missões especiais desde a década de 1980. A abordagem russa é atracar o submarino anão com a parte inferior do submarino hospedeiro, tornando-o invisível para os observadores quando na superfície. Este posicionamento tem sido usado desde a década de 1960, quando as cápsulas de mergulho profundo foram rebocadas por baixo de submarinos especialmente modificados. Esse arranjo foi continuado com o surgimento do submarino anão de alimentação nuclear X-RAY do Projeto 1851 na década de 1980. O X-RAY foi um equivalente próximo ao NR-1 da Marinha dos EUA com 44 m de comprimento e equipado com garras e manipuladores.

Existem atualmente três submarinos anões da ACS operacionais com a Marinha Russa que são projetados para serem transportados por submersões de host:

AC-21, uma versão melhorada do Projeto 18511 Halibut ( PALTUS barco classe). Cerca de 55m de comprimento e provavelmente pode mergulhar a cerca de 1.000m (3.000ft).
AC-35, o segundo projeto 18511 PALTUS . Pequenas diferenças para o primeiro.
AC-31, Projeto 10831 Losharik . Significativamente maior a 70m e provavelmente mergulho mais profundo.

Poseidon – O Intercontinental Nuclear-Powered Nuclear-Armed Autonomous Torpedo

Poseidon é o maior torpedo já desenvolvido em qualquer país. Com cerca de 2 metros de diâmetro e mais de 20 metros de comprimento, é aproximadamente o dobro do tamanho de mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs) ​​e trinta vezes o tamanho de um torpedo regular de peso-pesado.

Embora a conversão da Belgorod tenha sido seguida por alguns analistas desde 2010, ela só ganhou as manchetes (indiretamente) em novembro de 2015, quando apareceu na infame apresentação “STATUS-6”, que vazou.

O submarino foi representado no canto superior esquerdo, afirmando que transportaria seis dos novos torpedos nucleares armados nucleares anteriormente conhecidos como Skif (KANYON). Esses torpedos são enormes com 24 m de comprimento e 1,6 m de diâmetro e são projetados para atacar cidades costeiras. Eles podem ser considerados como um SLBM, mas em forma de torpedo.

Quando revelados pela primeira vez no vazamento, muitos observadores foram rápidos em considerar o KANYON impraticável. As especificações declaradas, especialmente a ogiva, pareciam “otimistas”. E embora seja quase impossível combater os sistemas de armas atuais, não faz sentido como uma arma do Primeiro Golpe, porque é relativamente barulhenta e lenta, mesmo com uma incrível velocidade de 60kt, levaria dias para chegar ao alvo. Também é inadequado para atacar alvos em movimento, como grupos de batalha de porta-aviões, embora seja apresentado como uma arma multifuncional pelos russos. A opção restante, que faz algum sentido, é como uma segunda arma destinada a ser disparada em retaliação. Qualquer dificuldade para combatê-la só pode ser ainda mais dificultada no caso de uma guerra nuclear, e o sistema provavelmente pode funcionar sem entrada de satélite, tornando-a menos vulnerável do que SLBMs / ICBMs.

Sua implantação no Belgorod não é direta. Estruturalmente, o submarino é ideal com mísseis maciços em ambos os lados do casco, que agora estarão vazios. Estes são grandes o suficiente para os tubos, que provavelmente serão inclinados para o lançamento, minimizando assim as alterações no casco para a frente e evitando comprometer os espaços do sonar. E o gigantesco submarino provavelmente tem flutuabilidade de reserva suficiente para transportar o sistema, mais o submarino anão e a carga útil do ATGU.

No entanto, transportar uma missão especial de submarino e carga, e transportar uma arma estratégica são missões contraditórias. Alguns diriam mutuamente exclusivo. Que o submarino está previsto para ambas as missões parece claro, então a questão é como? É possível que ele seja implantado em uma missão ou outra, dependendo do padrão de patrulha, cobrindo o único outro submarino, o P.09851 KHABAROVSK .

Veículos Submarinos Autônomos (AUV)

O Belgorod quase certamente levará os AUVs. Eles carregam uma série de sonares, incluindo o escaneamento lateral, e são capazes de mapear o fundo do mar com grande detalhe e localizar itens como arrays de sensores e destroços.

O Belgorod será equipado com o Harpsichord-2P-PM aperfeiçoado que pode ser alojado em um gancho molhado atrás da vela, onde a bóia de comunicação rebocada se situa no OSCAR-II.

 

Especificações
Comprimento – 6,5m
Diâmetro – 1m
Peso no ar – cerca de 3.700 kg
Alcance: – cerca de 27 nm
Profundidade operacional: 6.000 m (de acordo com Rubin. Alguns relatórios sugerem ~ 2.000 m)

FONTE: hisutton

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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