Uma nova página foi virada pelo estaleiro Naval Group em Cherbourg. Terça-feira, 2 de maio de 2023, o submarino de ataque nuclear Duguay-Trouin deixou o porto de Cherbourg para continuar seus testes no Atlântico.
O Duguay-Trouin é o segundo SNA da classe Suffren, do programa Barracuda. Após vários adiamentos, ele fez seu primeiro mergulho estático no final de março ao largo de Cherbourg.
Ele então se dirigiu à Baía do Sena para novos testes na superfície, antes de retornar ao DME (dispositivo de lançamento) da DGA (Direção Geral de Armamentos) em Cherbourg.
Testes de Mar no Atlântico antes de seguir para Toulon, seu porto de origem
Desde terça-feira, 2 de maio de 2023, o submarino iniciou uma nova série de testes operacionais que o levarão ao Atlântico e depois ao Mediterrâneo, onde chegará a Toulon, onde será baseado.
Se tudo correr bem, sua saída do Cotentin é definitiva. Deve, de fato, ser entregue neste verão à Marinha Francesa para admissão ao serviço ativo antes do final do ano.
Este período experimental, que é mais curto do que o do seu antecessor, o Suffren, pode no entanto trazer “surpresas” e possivelmente exigir um regresso à Cotentin.
Como lembrete, partindo para os testes em maio de 2020, o Suffren, o primeiro SNA da série Barracuda, teve de fato que voltar durante o mês de junho para uma pausa de várias semanas no estaleiro de Cherbourg.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: La Presse De La Manche