O naufrágio de um submarino alemão que afundou durante a 1ª Guerra Mundial foi encontrado no Mar do Norte e as autoridades acreditam que os 23 corpos podem estar dentro dele.
O submarino tipo UB-II aparenta estar em boas condições, encontrando-se a uma profundidade de 30m (100 pés) ao largo da costa belga.
“O submarino está em condições tão boas que nós consideramos que todos os corpos possam ainda estar a bordo”, disse o governador de Flandres Ocidental Carl Decaluwé.
Acredita-se que o submarino tenha afundado ao bater em uma mina. Sr. Decaluwé disse a repórteres na terça-feira que a localização dos destroços estava sendo mantida em segredo para evitar que as pessoas cheguem perto dele para saquear e danificá-lo.
Esboço do naufrágio U-boat UB-II
A torre de comando é descrita como intacta e os periscópios ainda são visíveis. Dois tubos de torpedos foram encontrados próximos ao submarino.
Os cientistas acreditam que uma mina possa ter sido arrastada para cima em direção à superfície, e o submarino ficou preso em um cabo. Onze submarinos alemães daquele período Guerra Mundial foram encontrados em águas belgas, mas este é o mais bem preservado de todos.
Os submarinos UB-II foram construídos em 1915 e 1916 e eram capazes de mergulhar a uma profundidade de cerca de 50m. Um relato não confirmado na mídia belga, afirma que ele está perto do porto de Ostende.
Como muitos dos 23 corpos podem estar a bordo do submarino, que está deitado de lado no fundo do mar, a embaixada da Alemanha foi informada.
“Este tipo de submarino teria tido uma tripulação padrão de 22 e um comandante”, disse Decaluwé. Embora em condições relativamente boas, no entanto, ele sofreu danos ao seu lado superior. O arco sustentou o maior dano, mas as escotilhas ainda estavam fechadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: BBC