Por Rubens Barbosa Filho
A solenidade teve início com a formatura dos militares e foi comandada pelo Gen Bda Mário Fernandes, Comandante da 12ª Bda Inf L (AMV) – Brigada Fornovo di Taro.
Presentes o Cel Milton Campos Ferreira Junior, Comandante do 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel, o Gen R1 Mário Antônio Ramos Antunes, antigo Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve AMV, o Cel Inf R1 Jomar Nascimento Telles, oficiais da OM, além de autoridades civis, municipais e familiares dos militares.
O Pavilhão Nacional que esteve hasteado na Base General Bacellar, em Porto Príncipe, durante a Missão do BRABAT 26, foi hasteado novamente no Forte Ipiranga.
Em seu discurso, o Gen Bda Mário Fernandes exaltou a extraordinária atuação da tropa durante a realização da missão e agradeceu a todos os militares do Contingente.
Foram entregues premiações a três jovens estudantes de escolas estaduais e municipais de Caçapava, que desenvolveram redações em Concurso Literário promovido pela 12ª Bda Inf L (AMV), sobre a participação do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), como forma de estimular os estudantes a conhecer melhor a atuação de nossas Forças Armadas.
A MINUSTAH foi encerrada oficialmente pela ONU neste domingo 15 de outubro, e será substituída por uma nova operação denominada Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti (MINUJUSTH), que contará com um número menor de integrantes e terá como objetivo apoiar o fortalecimento das instituições públicas e o Estado de Direito naquele país.