Por David Ing
O sistema de propulsão independente do ar (AIP) para os novos submarinos diesel-elétricos (SSKs) da classe S 80 da Espanha passou agora em seus testes finais, com a firma Abengoa sendo escolhida como fornecedora, anunciou a Navantia em 26 de fevereiro.
Originalmente, o sistema AIP deveria ser integrado aos quatro submarinos durante a construção, mas os atrasos no desenvolvimento significaram que foi tomada a decisão de adaptá-lo aos dois primeiros barcos quando eles passarem por suas primeiras grandes revisões.
O sistema AIP do S 80 é baseado na tecnologia de células de combustível que utiliza hidrogênio processado a partir de bioetanol e oxigênio para gerar eletricidade, permitindo que a embarcação fique submersa por várias semanas.
A Navantia, estatal, disse que a tarefa de desenvolver o processador de bioetanol foi entregue pelo Ministério da Defesa (MoD) a duas empresas espanholas: Abengoa Innovación e Técnicas Reunidas.
Trabalhando em paralelo, elas agora “cumpriram satisfatoriamente todos os marcos, requisitos e prazos estabelecidos para o programa”, disse o estaleiro construtor.
“Após um rigoroso processo de tomada de decisão, no qual eles analisaram todos os fatores técnicos e do programa, o Ministério da Defesa selecionou o sistema Abengoa como a solução ideal para incorporação nos submarinos”, disse o estaleiro Navantia.
O primeiro submarino a ser equipado com o sistema será o terceiro da classe Cosme García (S 83), no qual deverá ser integrado em julho de 2021.
Os dois primeiros da classe, Isaac Peral (S 81) e Narciso de Monturiol (S 82), terão o sistema adaptado quando sofrerem suas primeiras grandes revisões.
Isaac Peral e Narciso de Monturiol devem ser entregues à Marinha Espanhola em julho de 2022 e maio de 2024, respectivamente. Cosme García está programado para entrega em março de 2025, enquanto o quarto e último barco, Mateo García de los Reyes, será entregue em julho de 2027.
Fonte: Janes Navy International
Traduzido e adaptado: Marcio Geneve