A SIATT, empresa brasileira de mísseis, assinou um acordo estratégico com a Abu Dhabi Ship Building (ADSB) para integrar o sistema de lançamento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) nos navios de ataque rápido RABDAN FA-400.
A assinatura ocorreu durante a Euronaval 2024, realizada em Paris no início de novembro. O acordo foi assinado por Paulo Salvador, Diretor Comercial da SIATT, e David Massey, CEO da ADSB.
Desta forma a ADSB, braço naval da EDGE Group, terá em suas embarcações um sistema de mísseis de longo alcance altamente preciso e adaptado para o combate naval moderno.
O RABDAN FA-400 equipado com o sistema de mísseis MANSUP será exibido na Naval Defence Exhibition & Conference (NAVDEX), que acontecerá em Abu Dhabi entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025.
“Esta colaboração marca uma expansão fundamental para a SIATT no crescente setor de defesa dos Emirados Árabes Unidos. A parceria com a ADSB nos permite levar os sistemas avançados de mísseis para uma embarcação construída no país, reforçando nosso compromisso de contribuir para o seu ecossistema de defesa”, comentou Salvador.
“Esta aliança ressalta o valor que damos à formação de parcerias fortes na região, fornecendo soluções inovadoras e de alto desempenho adaptadas às necessidades estratégicas de nossos parceiros e do mercado dos Emirados Árabes Unidos. É também um marco fundamental para a expansão internacional da SIATT”, completou.
David Massey, CEO da ADSB, reforçou a importância da parceria: “Nosso recém-lançado RABDAN FA-400, que está sendo construído inteiramente nos Emirados Árabes Unidos, é um exemplo poderoso do nosso compromisso com soluções navais soberanas de alto desempenho. Ao integrar o avançado lançador de mísseis MANSUP da SIATT, estamos aprimorando a capacidade de ataque da embarcação, entregando uma plataforma sofisticada e resiliente, adaptada para atender às crescentes demandas da defesa moderna.”
O sistema
Com a expertise em integração de sistemas, a SIATT é a responsável técnica por todo o sistema de armas, composto pelo míssil MANSUP, o CLM (Console Lançador de Mísseis), o ETLM (Equipamento de Testes de Lançamento de Mísseis) e outros equipamentos e ferramentas de Suporte Logístico.
O MANSUP possui alcance de 70 km, com velocidade próxima a 1.000 km/h e vôo rente ao mar.