A Diretoria Industrial da Marinha (DIM) realizou, nesta quinta-feira (18), a Cerimônia de Assinatura Contrato de Prestação de Serviços de Engenharia para Manutenção dos Submarinos Classe Riachuelo, no Salão Nobre do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
O instrumento, firmado entre a Diretoria Industrial da Marinha e a Itaguaí Construções Navais (ICN), tem duração de 22 meses e prevê serviços de manutenção dos Submarinos Riachuelo e Humaitá, além de serviços adicionais de manutenção corretiva, sob demanda, que se fizerem necessários durante o período de vigência do documento.
O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e teve a participação do Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, que assinou o contrato juntamente com o Presidente da Itaguaí Construções Navais, Sr. André Portalis, e o Diretor Industrial da empresa, Vice-Almirante (RM1-EN) Mario Ferreira Botelho.
Disse o Presidente da ICN: “Para mim, esse evento é o primeiro passo para abranger essa cooperação (entre Marinha e ICN), dando continuidade com a Força de Submarinos, e uma cooperação maior com a Diretoria Industrial da Marinha e com a DGMM, para fazer crescer a potência e disponibilidade operacional da Marinha, esse é o nosso foco e nosso desejo”.
“Os Submarinos Classe Riachuelo agregam sistemas, tanto de plataforma como de combate, e sensores no estado da arte, e tem sua complexa manutenção baseada na Gestão do seu Ciclo de Vida”, comentou o Diretor Industrial da Marinha sobre os meios.
Ao fim da cerimônia, o Diretor-Geral do Material da Marinha concluiu que “o planejamento do primeiro contrato de prestação de serviços de engenharia para a manutenção dos Submarinos Classe Riachuelo foi realizado visando à manutenção da disponibilidade operacional desses meios e ao cumprimento da missão da Marinha do Brasil.”
O Submarino Riachuelo (S 40), que representa o primeiro dos quatro submarinos da Classe previstos no PROSUB, será transferido para o Setor Operativo da Força Naval no próximo dia 1º de setembro.
FONTE: DGMM