Por Fatima Bahtić
A Admiralty Shipyards, uma subsidiária da Rússia’s United Shipbuilding Corporation (USC), concluiu a primeira fase de testes de mar do segundo submarino da classe Lada do Projeto 677, Kronstadt (B-586).
Na primeira fase, que ocorreu no Golfo da Finlândia, os testes de alta velocidade e manobrabilidade do submarino foram realizados com sucesso, segundo a empresa.
Uma equipe de engenheiros e a tripulação da Marinha russa realizaram os testes de lastro e estabilidade do submarino, testaram os sistemas de sonar, navegação e comunicação e verificaram seus dispositivos de levantamento e mastro. Os testes de mar começaram em 17 de dezembro.
O estaleiro destacou ainda que já prepara o submarino para a segunda fase dos testes.
A quilha do segundo submarino Kronshtadt foi lançada em julho de 2005 e a cerimônia de lançamento foi realizada em setembro de 2018, 13 anos após o início da construção.
Atrasos no Projeto 677 foram causados por deficiências no desempenho do barco líder. No entanto, o ministério da defesa decidiu retomar o programa, destinando recursos para a construção do segundo e terceiro navios em 2017.
Projeto 677 ou submarinos da classe Lada são a quarta geração de submarinos diesel-elétricos da Marinha Russa, medindo 66,8 metros de comprimento. Eles podem mergulhar a uma profundidade máxima de 300 metros e podem operar por 45 dias com uma tripulação de 35. Eles deslocam 1.765 toneladas enquanto estão à superfície e têm seis tubos de torpedo.
Os submarinos da classe Lada foram projetados no Robin Naval Design Bureau usando as tecnologias mais recentes, incluindo tecnologias de radar stealth. Graças a isso, os submarinos estão quase totalmente silenciosos, observou a empresa.
A Marinha russa planeja comprar um total de oito submarinos da classe Lada.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today
FOTOS: Admiralty Shipyards