O navio de guerra é considerado o segundo mais poderoso do mundo e foi comissionado pelo governo chinês em março de 2021.
Batizado de Lhasa, em homenagem à capital da região autônoma do Tibete, o poderoso navio chinês acabou de completar, de acordo com o South China Morning Post, citando a televisão estatal chinesa, oito dias de testes em alto mar e está pronto para combate.
Entre os treinamentos realizados estiveram a detecção e destruição de radares, ataques a alvos marítimos, busca e ataque a submarinos, defesa contra armas nucleares, biológicas e químicas, entre outros exercícios.
“Nós vamos aproveitar de métodos científicos e tecnológicos para explorar novas maneiras de realizar treinamentos e sermos exemplos no quesito treino, ciência e tecnologia”, disse o capitão Li Guoqiang, chefe do centro de treinamento da Marinha chinesa.
Após o comunicado, a expectativa é que o Lhasa entre em atividade nas futuras missões do Exército de Libertação Popular (ELP) ainda este ano. O destróier Nanchang, também modelo Type 055, esteve presente em diversas missões da Marinha chinesa nos últimos dois anos, inclusive em conjunto ao porta-aviões Liaoning.
Com um deslocamento de mais de 12 mil toneladas, cerca de 180 metros de comprimento e 22 metros de largura, o Type 055 é o segundo destróier mais poderoso do mundo, depois do DDG-1000 da Marinha dos Estados Unidos.
FONTE: Sputnik