Secretário de Defesa dos EUA consideraria restabelecer o comando ao ex-comandante do porta aviões USS Theodore Roosevelt

O comandante do USS Theodore Roosevelt, capitão Brett Crozier - Foto Alexander Willians




Por Caitlin M. Kenney

WASHINGTON – O secretário de Defesa Mark Esper disse que está disposto a recolocar o capitão Brett Crozier como comandante do USS Theodore Roosevelt, enquanto se aguarda o resultado de uma investigação.

Secretário de defesa Mark Esper

“Nenhuma outra ação será tomada contra o capitão Crozier até que a investigação seja concluída. E uma vez concluído, veremos aonde isso nos leva. E por isso não excluímos nenhuma possibilidade ”, disse Esper na sexta-feira durante uma entrevista à CBS “This Morning”.

Crozier foi dispensado do comando do Roosevelt em 2 de abril pelo ex-secretário da Marinha em exercício Thomas Modly depois que o capitão enviou por e-mail para pelo menos 20 pessoas solicitando ajuda para o surto de coronavírus a bordo do porta-aviões. A carta de Comandante Crozier vazou para a mídia.

Até sexta-feira, 447 marinheiros do navio testaram positivo para o coronavírus.
O capitão Brett Crozier foi dispensado do comando do USS Theodore Roosevelt na semana passada.

USS Theodore Roosevelt em Guam

Cerca de 3.155 marinheiros da tripulação de 4.800 membros foram levados para terra em Guam, onde o navio está atracado devido ao surto, de acordo com a Marinha.

Thomas Modley renunciou terça-feira passada depois de seu discurso à tripulação do porta aviões Theodore Roosevelt, que incluía chamar Crozier de estupido foi divulgado on-line um dia antes.

James McPherson, que havia sido o subsecretário interino do Exército, foi nomeado por Esper como secretário interino da Marinha.

Almirante Robert Burke

O almirante Robert Burke, vice-chefe de operações navais, está investigando a decisão de Crozier de enviar a carta por e-mail, bem como o clima em toda a frota do Pacífico para determinar o motivo de uma quebra na cadeia de comando.

Esper disse que está aguardando as recomendações da investigação conduzida pela Marinha.

“Minha inclinação é sempre apoiar a cadeia de comando e levar a sério suas recomendações. Então, vamos ver como isso se desenvolve”, disse ele. “Em algum momento nos próximos dias, eles virão até mim e compartilharão suas descobertas e recomendações”.

Fonte: Star and Stripes

Tradução e adaptação: Marcio Geneve

Sair da versão mobile