SEABER revela seu novo micro AUV para contramedidas de minagem

Durante a conferência e exposição Undersea Defense Technology, realizada de 9 a 11 de maio em Rostock, a SEABER, especialista em drones subaquáticos miniaturizados, anuncia o lançamento de sua nova linha de micro-AUV* para operações de contramedidas em águas rasas e muito rasas.

Para lidar com a crescente ameaça de minas navais, as Marinhas precisam de equipamentos seguros, autônomos e robustos que possam ser implantados de maneira rápida e fácil em qualquer condição. É por isso que a SEABER apresenta uma nova gama de micro-AUVs que oferecem uma solução de contramedida naval eficiente e compacta.

Para cumprir sua missão de detecção e identificação de minas subaquáticas, a SEABER apresenta uma gama de micro-AUVs equipados com cargas úteis padrão: Side Scan Sonar, Multibeam Echo Sounder e um magnetômetro fluxgate. Os micro-AUVs são equipados com sistema de localização subaquática USBL, tornando-o o MCM AUV mais compacto e fácil de usar em sua classe. As principais vantagens desta nova geração de micro-AUV são sua alta precisão, alta velocidade (até 6 knots) e manobrabilidade, bem como seu peso ultraleve de apenas 10 kg, o que facilita a implantação e recuperação da costa ou de um pequeno barco.

“Desde o início, muitas marinhas se interessaram por nossos robustos micro-AUVs. Para aplicações militares, já desenvolvemos a linha ASW RECALL® micro-AUV e hoje temos o orgulho de apresentar a configuração MCM.

Nossa inovação é a resposta às necessidades das marinhas por ferramentas autônomas precisas e fáceis de usar para suas operações de desminagem em águas rasas e muito rasas. Nossa filosofia é tornar a tecnologia AUV acessível para qualquer missão de pesquisa no mar.

E mais uma vez, vencemos esse desafio. Por menos de 100.000 euros, o nosso micro-AUV MCM está pronto para a missão.” afirma Vidal Teixeira, CEO da SEABER.

Notavelmente, o SEABER Micro-AUV com sonar de varredura lateral foi usado com sucesso em condições operacionais durante o exercício REP (MUS) da OTAN no final de 2022.

FONTE: Seaber

Sair da versão mobile