Em 29 de abril, o Autonomous Underwater Vehicle (AUV) YUCO percorreu os 39 km do Canal da Mancha entre Folkestone, Reino Unido e Wissant, França em menos de 8 horas. Ao longo de sua jornada, o YUCO seguiu uma missão pré-programada no software SEAPLAN. Durante sua travessia, o drone veio a superfície três vezes por motivos legais.
Esta missão mostra a confiabilidade e a alta capacidade da bateria do YUCO, que terminou sua jornada com 35% de energia restante. Esta conquista é a primeira do mundo para um veículo submarino autônomo medindo pouco menos de um metro e pesando apenas 10 kg.
A equipa SEABER aceitou o desafio com determinação, desenvolvendo e testando novas funcionalidades que brevemente estarão disponíveis para todos os operadores YUCO, sejam eles pesquisadores, guardas costeiros, socorristas marítimos, polícias ou marinheiros. Essa conquista atesta a experiência da SEABER em tecnologias submarinas.
Este projeto envolveu com sucesso toda a empresa, a diferentes níveis, de forma a garantir o seu sucesso. Quentin Peyregne, co-fundador da SEABER e CTO, disse-nos pouco antes do evento:
“Estamos confiantes nesta travessia porque o nosso pessoal trabalhou muito, preparando-se para ela, com a ajuda de um simulador de corrente de área e planejando a missão do YUCO para que ela se adapte a todas as situações que encontrar.”
O desafio é ainda mais complexo pela rota marítima entre a França e a Inglaterra, considerada uma das mais movimentadas do mundo, com mais de 400 navios comerciais por dia e condições meteorológicas variáveis. Além disso, cerca de 4 milhões de passageiros, 27 milhões de toneladas de mercadorias e 400 navios passam todos os dias. O sucesso desta travessia é um testemunho irrefutável da confiabilidade do YUCO.
A SEABER também deseja agradecer à RS Aqua Ltd, sua parceira britânica desde o início, por seu inestimável apoio e pelo magnífico vídeo que documenta esta aventura excepcional. A colaboração bem-sucedida entre as duas empresas tornou esta travessia histórica uma realidade.
“Este é um sucesso coletivo, como todo projeto SEABER” enfatiza seu presidente, Vidal Teixeira.
“Também gostaríamos de agradecer ao Pôle Mer Bretagne Atlantique, BPI France e Région Bretagne por seu apoio inabalável nos últimos anos. Eles nos permitiram desenvolver uma tecnologia inovadora rapidamente e, eventualmente, colocá-la em produção”.
Por meio de suas colaborações e parcerias estratégicas, a SEABER continua a desenvolver tecnologias submarinas inovadoras para enfrentar os desafios ambientais e industriais. A travessia do Canal da Mancha pelo YUCO é um feito técnico, esportivo e simbólico. Muitos heróis marcaram a história desta travessia, desde Louis Blériot, o primeiro homem a sobrevoar o Canal da Mancha em 1909, para Philippe Croizon, um atleta francês e o primeiro amputado quádruplo que completou nadando com sucesso a travessia em 2010.
A SEABER e sua equipe agora fazem parte desta prestigiada lista. Todos os nossos colaboradores estão muito orgulhosos e encantados com esta conquista.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SEABER