Por ocasião da exposição Euronaval que se realizará de 18 a 21 de outubro em Paris, a SEABER especialista em veículo submarino autônomo miniaturizado, está anunciando o próximo lançamento de seu novo micro-AUV* RECALL® para aplicações militares de treinamento de guerra anti-submarina (ASW).
No coração da guerra naval, a guerra antissubmarino requer pessoal constantemente treinado e bem coordenado dentro das marinhas. Para permitir que eles se concentrem em sua missão, facilitem a logística e reduzam custos, respeitando o treinamento militar e a doutrina de operações bem estabelecida, a SEABER está inovando ao lado de especialistas operacionais em ASW, desenvolvendo o RECALL®.
RECALL® é o mais novo membro da família micro-AUV e foi projetado como um alvo de treinamento capaz de reproduzir ruídos e movimentos submarinos, integrando diferentes modos de treinamento, como passivo, ativo e acústica combinada.
RECALL® é compatível com sistemas modernos de sonar e torpedo, podendo navegar a 12 nós e mergulhar a uma profundidade de 300 metros. Medindo apenas 90 cm de comprimento, 12 cm de diâmetro e pesando apenas 10 kg, RECALL® tem uma pegada logística baixa e pode ser facilmente implantado em 10 minutos por qualquer operador de navios de superfície ou helicópteros.
O sistema possui robustez e facilidade de uso por não especialistas em robótica, com uma interface intuitiva e design de interface homem-máquina ergonômico que facilita a programação das missões mais complexas em condições adversas. Apropriadamente chamado, este inovador micro-UAV está equipado com o módulo de recuperação SEACOMM (UHF) para rápida localização e recuperação no mar.
O desenvolvimento do RECALL® é apoiado pelo Ministério da Defesa francês (Agence Innovation Défense), e o micro-AUV RECALL® estará disponível nos próximos meses.
Na Euronaval, a SEABER também exibirá sua linha de micro-AUVs YUCO®: YUCO-CARRIER®, YUCO-CTD®, YUCOPHYSICO®, YUCO-PAM®, bem como o YUCO-SCAN®, dedicado a contramedidas de minas.
Recentemente, 4 variantes deste micro-AUV foram testadas com sucesso em condições operacionais durante o exercício NATO REP (MUS) em Portugal.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN