Saab recebe novo contrato da US Navy para fornecer o novo radar de tráfego aéreo dos porta aviões

CA Shane Gahagan, Diretor Executivo de Programas Táticos de Aeronaves do Escritório Executivo do Programa à esquerda e Cap. Kevin Watkins, gerente do programa do Escritório do Programa de Sistemas de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Naval com o novo radar de tráfego aéreo a bordo, AN / SPN-50 durante uma demonstração no campo de Webster da divisão de aeronaves do Naval Air Warfare Center - Foto US Navy

PATUXENT RIVER, Md. – A US Navy (Marinha dos EUA) concedeu um contrato de US $ 25 milhões à Saab em 25 de setembro de 2020, para dois Radares de Tráfego Aéreo de Bordo AN / SPN-50 (V) 1 e um kit de Instalação e Verificação.

O novo contrato de taxa de incentivo de preço fixo é uma aquisição de fonte única com o primeiro AN / SPN-50 (V) 1 programado para entrega em setembro de 2021. Ele substituirá o sistema de radar atual da Marinha, AN / SPN-43C, nos porta aviões da classe Nimitz e navios de assalto anfíbio no período fiscal de 2021.

“O SPN-50 traz uma nova capacidade para o combatente, permitindo que porta-aviões e navios de assalto anfíbios operem em qualquer ambiente atual e futuro”, disse o capitão Kevin Watkins, gerente do programa do Escritório de Sistemas de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Naval (PMA-213).

“O SPN-43C está em serviço desde meados da década de 1960 e, embora tenha sido atualizado ao longo do caminho para Fight and Win hoje, o desempenho e as atualizações de tecnologia que o SPN-50 traz garantirão que a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais tenham um conhecimento relevante, capacidade sustentável de lutar e vencer no futuro.”

Radar Saab SPN-50 (Sea Giraffe AMB) será instado na classe Nimitz

Algumas das melhorias que o novo sistema de radar digital e o processamento de radar moderno trazem são a detecção e rastreamento de alvos aprimorados na presença de desordem da concorrência, bem como a abordagem de maiores restrições de espectro atualmente experimentadas com AN / SPN-43C e outros sistemas de radar legados.

AN / SPN-50 (V) 1 foi demonstrado pela primeira vez em outubro de 2019 no Naval Air Warfare Center Aircraft Division Webster Field em St. Inigoes, Maryland, e desde então executou vários eventos de teste e avaliação em diferentes locais durante a engenharia e fabricação fase.

Os dois AN / SPN-50 (V) 1s estão programados para serem instalados no porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), para testes operacionais, e no futuro navio de assalto anfíbio Bougainville (LHA-8), que está sendo construído.

O AN / SPN-50 (V) 1 está programado para atingir a capacidade operacional inicial no final de 2022. Vinte e cinco radares de tráfego aéreo de bordo AN / SPN-50 estão programados para serem adquiridos até o ano fiscal de 2028. O PMA-213 supervisiona a aquisição, desenvolvimento e campo de AN / SPN-50 (V) 1.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: US Naval Air Systems Command

Sair da versão mobile