A Saab está realizando uma demonstração ao vivo como parte do projeto de pesquisa de defesa Ocean2020 financiado pela UE. A demonstração está sendo realizada no Mar Báltico em agosto de 2021, com a participação de 17 empresas européias, institutos de pesquisa e ministérios de defesa.
O objetivo da demonstração ao vivo fora da costa sul da Suécia é demonstrar as capacidades de 13 veículos não tripulados diferentes, quatro deles da Saab, e os processos de comunicação e controle que permitem a cooperação entre eles. Com o apoio das forças armadas suecas, a Saab está realizando a demonstração, em dois cenários que têm um foco militar claro. O objetivo do primeiro cenário é provar que os veículos podem detectar e coletar informações de destino, criar uma imagem marítima reconhecida e depois envolver uma ameaça inimiga. Agir como uma ameaça para uma área costeira de importância militar vital com duas embarcações de alta velocidade, junto com os navios mãe para sistemas não tripulados.
No segundo cenário, os vários navios e sistemas estão trabalhando juntos para combater ameaças subaquáticas de algumas minas marinhas (dummy) e um Saab AUV62, o veículo subaquático que representa um submarino. A Saab está participando com duas embarcações de superfície não tripuladas, a Patrulha Craft CB 90 (Enforcer III) e o Surveillance Craft PIRAYA, que estão demonstrando suas capacidades de operação e colaboração autônomas.
Abaixo das ondas, o Deep Vision Side Scan Sonar da Saab, localiza todas as ameaças ocultas, enquanto o Sea Wasp operava remotamente nas profundezas para neutralizar as minas marinhas (dummy). O radar Giraffe AMB da Saab procurando e rastreando os alvos enquanto o sistema de gerenciamento de combate de 9LV fornece uma visão geral abrangente de situações. A arquitetura orientada a serviços segura da Saab, conecta e distribui as informações de maneira eficiente entre todos os sistemas.
“Ao participar desta demonstração, a Saab prova que ela possui uma capacidade única de conectar ativos no ar, na água e debaixo d’água. Este é um segmento de mercado com muita competição, mas poucos têm a ampla competência que a Saab tem quando se trata dos sensores, sistemas de comunicação e gerenciamento de combate, que podem integrar tantos sistemas complexos de maneira flexível”, disse Ingrid Leijonhufvud, Gestor de projeto Ocean2020 da Saab. Sistemas e plataformas não tripuladas oferecem várias vantagens: obter uma presença permanente, mas com o uso de pessoal limitado, removendo o risco de exposição às ameaças ao pessoal e reduzindo custos.
Para um país como a Suécia, que um longo litoral para proteger, os sistemas autônomos podem trazer grandes vantagens em cooperação com os sistemas de navios tradicionais. O Ocean2020 é um consórcio financiado pela ação preparatória da União Europeia sobre a investigação de defesa e implementado pela Agência Europeia de Defesa. Este trabalho contribui para a capacidade da UE de liderar a inovação em apoio à autonomia estratégica da Europa no domínio marítimo. O consórcio, liderado pela Leonardo S.P.A e com a co-liderança da Saab para a segunda demonstração ao vivo, é composta por 43 participantes de 15 países, dando-lhe uma grande dimensão europeia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN