Num futuro próximo, a Marinha do Vietnã será completada por duas fragatas Guepard de fabricação russa. Elas são projetadas para realizar diferentes tarefas: proteção de fronteiras e zonas econômicas marítimas do Estado, combate ao contrabando e à pirataria, escolta de navios, instalação de barreiras minadas.
Equipadas com armas modernas, as Guepard são construídas com uso de tecnologias que garantem sua baixa visibilidade. Com um deslocamento da ordem de 2.200 toneladas, as fragatas conseguem atingir velocidades de até 54 quilômetros por hora. O convés está equipado para operar helicópteros. A tripulação é de cerca de 80 pessoas.
As Guepard destinadas ao Vietnã estão sendo construídas no estaleiro de Zelenodolsk, na república russa do Tatarstão.
“Nós temos uma grande experiência de cooperação com países estrangeiros. Fornecemos navios de qualidade comprovada para a Líbia, a Argélia e a Iugoslávia”, diz o chefe do departamento de monitoramento do estaleiro, Rasis Fatykhov.
O estaleiro também tem experiência de construção de navios para o Vietnã. Em 2011, as duas primeiras Guepard já entraram em serviço na guarda costeira vietnamita. Eles se provaram tão bons que, passado apenas um ano, o lado vietnamita levantou a questão de aquisição de outras duas fragatas para sua Marinha.
“Elas são semelhantes às fornecidas anteriormente. A diferença é que as novas duas fragatas serão equipadas com armas antissubmarino, lançadores de torpedos, dispositivos de deteção de submarinos inimigos. Nas novas fragatas também serão usados motores mais modernos com características melhoradas”, diz Rasis Fatykhov.
Assim, as novas Guepard poderão combater com igual eficácia alvos no ar, à superfície, bem como com alvos submarinos. Os construtores navais russos planejam concluir a construção das duas novas embarcações para o Vietnã dentro de 2-2,5 anos.
FONTE: VR