O Navio de Patrulha da Royal Navy HMS Trent apreendeu 160 milhões de libras de cocaína de um “narco-sub” no Mar do Caribe.
Em oito apreensões de drogas em sete meses, o navio patrulha com sede em Portsmouth impediu que quase £ 750 milhões em narcóticos chegassem às ruas do Reino Unido ou de qualquer outro lugar.
A operação mais recente do Trent, junto com a Guarda Costeira dos EUA e uma aeronave de patrulha marítima dos EUA, foi o primeiro “narco-sub” que a Marinha Real interceptou.
A equipe de abordagem do navio, composta por pessoal da Guarda Costeira dos EUA, fuzileiros navais reais do 47° Commando e marinheiros especialistas, subiu a bordo da embarcação semissubmersa em águas a 190 milhas náuticas ao sul da República Dominicana.
A equipe apreendeu 2.000 kg de cocaína com um valor de rua de £ 160 milhões, dando mais um golpe no tráfico de drogas do Caribe.
O Comandante do HMS Trent, Comandante Tim Langford, disse: “Foram oito meses movimentados, mas gratificantes para o Trent enquanto estava destacado no Caribe, e esta última apreensão reforça a utilidade dos Offshore Patrol Vessels (Navios de Patrulha Oceânicos) da Royal Navy no cumprimento desta tarefa vital.
“Minha equipe qualificada e nosso Destacamento de Aplicação da Lei da USCG embarcado enfrentaram condições desafiadoras para interditar este semissubmersível – raramente visto no Caribe – e foram recompensados com outro recorde de transporte.
“Estas operações são um esforço de equipe e exigem o envolvimento de cada membro da minha tripulação, independentemente de sua função habitual, eles podem estar extremamente orgulhosos do que conquistaram.”
Esta oitava apreensão de drogas ocorreu em 26 de agosto, apenas 72 horas após a última interdição bem-sucedida do Trent, na qual 462 kg de cocaína no valor de £ 37 milhões foram apreendidos.
Cerca de 90 milhas náuticas ao norte de onde eles pararam o narcossubmarino, uma perseguição noturna em alta velocidade pelos barcos infláveis do Trent, viu dois suspeitos e 12 fardos de drogas apreendidos, prontos para serem entregues às autoridades dos EUA.
Tendo apreendido 9.459 kg de drogas – no valor de quase £ 750 milhões – o Trent supera o HMS Argyll como o melhor caçador de contrabandistas da Royal Navy (Marinha Real) neste século, em um total de £ 620 milhões da fragata (incluindo apreensões no Caribe durante patrulhas em 2014).
Essas interceptações bem-sucedidas interrompem as Organizações Criminosas Transnacionais (TCO) e ressaltam o papel vital da Marinha Real na manutenção da segurança marítima e na defesa do direito internacional, tanto em casa quanto no exterior.
Este papel é mais importante do que nunca com o fluxo de drogas para a Europa e o Reino Unido, onde se estima que 117 toneladas são consumidas por ano, crescendo significativamente.
O HMS Trent continua a patrulhar o Caribe como uma presença tranquilizadora para os Territórios Ultramarinos Britânicos durante a temporada de furacões (de junho a novembro) e para conter o fluxo de carga ilegal pela região.
A bordo do navio estão cerca de 50 especialistas em operações de socorro a desastres, incluindo a Crisis Response Troop de 24 Commando Royal Engineers.
Além de transportar equipamentos para fazer reparos em infraestrutura danificada e suprimentos médicos que salvam vidas, o navio tem um sistema de drones, chamado Puma, que fornece reconhecimento e vigilância vitais e é operado pelo 700X Naval Air Squadron.
O navio visitou recentemente as Ilhas Virgens Britânicas, fazendo reparos em Tortola após a tempestade tropical Ernesto ter passado pela região.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Royal Navy