Depois de um trabalho de muita persistência, finalmente será assinado o contrato operacional da rota marítima Ceará-Cabo Verde. O projeto vem sendo articulado pela Ceará Trade Brasil há mais de um ano e tem o objetivo de estreitar as relações comerciais com a África.
O presidente da Ceará Trade Brasil, Roberto Marinho, explica que o contrato operacional com a Companhia Docas do Ceará (CDC) e com o armador responsável pela rota será assinado no dia 11 de novembro, no auditório do CVT Portuário Manuel Dias Branco.
Com o contrato, mercadorias que saem do Porto de Fortaleza poderão ir direto para os Portos da Praia e do Mindelo, localizados na ilha de Cabo Verde, na África. A rota permitirá a redução do tempo de chegada das cargas no continente africano de um mês e meio para apenas uma semana.
Atualmente, as cargas saem de navio do Brasil passando por diferentes portos; vão para a Europa e outro navio leva as mercadorias para Cabo Verde e demais países da costa Oeste da África. Roberto Marinho acredita que o primeiro embarque deve acontecer na primeira quinzena de dezembro. Serão reunidas cargas de cerca de 20 empresas cearenses. Entre os produtos estão: aço, cerâmica, argamassa para cerâmica, sucos, tintas, farinha de trigo, calçados, cosméticos, plásticos e utilidades, massas e biscoitos, móveis, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas.
A expectativa é de um volume mensal de exportação entre 2 mil e 3 mil toneladas com a nova rota. Roberto Marinha destaca que parte dessa carga já está sendo contratada e a rota atenderá às demandas de todo o Nordeste.