Rheinmetall vai instalar um demonstrador de laser na Fragata ‘Sachsen’

As autoridades alemãs concederam à Rheinmetall um contrato para desenvolver um componente chave do futuro sistema de armas a laser. No final do segundo trimestre de 2020, a BAAINBw (Information Technology and In-Service Support) contratou a Rheinmetall Waffe Munition GmbH para fabricar um demonstrador de laser.

O demonstrador de fonte de laser pode ser empregado em vários projetos para estudar o uso da tecnologia de laser em aplicações militares. O primeiro projeto para o demonstrador de laser será uma fase de teste de um ano a bordo da Fragata Sachsen (F 219), Classe 124 da Marinha da Alemanha.

O demonstrador de laser é baseado na tecnologia de acoplamento espectral, que a Rheinmetall vem estudando intensamente há anos. Seus principais dados de desempenho incluem potência de saída escalonável de até 20 kW com uma boa qualidade de feixe. Em essência, o demonstrador consiste em doze módulos de laser de fibra de 2 kW quase idênticos com qualidade de feixe quase limitada por difração. Um combinador de feixe, um subconjunto que transforma vários feixes em um único feixe por meio da tecnologia de grade dielétrica, acopla os doze feixes de laser para formar um único feixe com excelente qualidade.

A tecnologia de acoplamento espectral oferece uma infinidade de vantagens em comparação com outras tecnologias de acoplamento, por exemplo acoplamento geométrico: é menos complexo, altamente modular e apresenta potencial de crescimento na classe de desempenho de 100 kW; além disso, como sistema passivo, é capaz de operar com esforço de controle extremamente baixo.

Em 2015, durante os testes conduzidos no Báltico, a Rheinmetall enfrentou alvos em terra com sucesso com um protótipo funcional de um sistema de arma laser a bordo pela primeira vez na Europa. Então, em 2018, BAAINBw e Rheinmetall testaram com sucesso uma fonte de laser de 20 kW baseada em laboratório. Os testes planejados, a serem conduzidos em ambientes militares sob condições operacionais autênticas, são o próximo passo no caminho do laboratório para a aplicação prática, tudo no espaço de apenas três anos. Este é um passo importante, vital e exigente, no caminho para a introdução de futuros sistemas de armas a laser.

Sair da versão mobile