Os ministros britânicos devem considerar “razoável”, o pedido de enviar à Gibraltar, de um navio de guerra da Royal Navy, para ajudar a proteger as suas águas contra as incursões espanholas.
Vernon Coaker, que lidera uma delegação de altos deputados da oposição para o território, disse que deve ser dada ao pedido “consideração plena e rápida”, seguindo as ações “provocativas e perigosas” por parte das autoridades espanholas.
Meses de tensão e repetidas incursões por navios espanhóis em águas de Gibraltar, bem como a abertura de malas diplomáticas britânicas na fronteira, violando de uma convenção internacional.
A delegação tem se reunido com o ministro-chefe de Gibraltar, Fabian Picardo, com o Comandante das Forças Britânicas em Gibraltar, Comandante John Clink e com o Governador Geral Alison MacMillan.
“As ações das autoridades espanholas nos últimos meses causaram raiva e preocupação, devido aos incidentes provocativos na fronteira, durante os meses de verão, que foram seguidos por incursões marítimas inaceitáveis em águas de soberania britânica, e ainda a abertura ilegal de malas diplomáticas britânicas”, disse Coaker, que completou: “Este não é o tipo de comportamento que esperamos de um parceiro da OTAN e da UE”.
As recentes manobras navais, realizadas por navios espanhóis, são deliberadamente provocadoras e perigosas. O ministro-chefe de Gibraltar pediu que os navios da Royal Navy sejam disponibilizados para apoiar os navios-patrulha, no monitoramento das águas britânicas em torno de “The Rock”. Isso é um pedido razoável e que deve ser rapidamente levado em consideração pelo Ministério da Defesa (MoD).
FONTE: BFBS