Seguindo o seu cronograma, a construção da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) está prestes a ser iniciada.
Por Guilherme Wiltgen
Com 4,5 mil m² de alta tecnologia, a nova base brasileira vai ser reconstruída no mesmo lugar da antiga, na Ilha King George, localizada na Península Antártica.
A previsão é que a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) esteja pronta em março de 2018 e, para que isso possa acontecer, nesta quinta-feira (15) chegou à Enseada Martel o navio “Yong Sheng”, procedente de Xangai, trazendo a bordo os primeiros equipamentos, materiais e parte da equipe responsável por fazer, neste verão, a infraestrutura do canteiro de obra e as fundações da futura EACF.
A construção, toda modulada projetada pelo Studio 41, está sendo produzida na China pela empresa CEIEC e será montada no continente gelado durante o próximo verão antártico (2017/2018), por ser esse o único período que possui um clima mais ameno, tornando menos difícil o trabalho e sob condições menos adversas, porém, não menos desafiadora.
Face ao ambiente inóspito, e as severas condições climáticas da Antártica, aliada ainda as rigorosas normas ambientais internacionais, os desafios para a logística e para os processos construtivos são muito grandes. Para se ter uma ideia dos desafios em se realizar uma obra como essa, começa com a logística de ter que levar tudo o que se precisa do continente para lá e, realizar os trabalhos durante a curta janela meteorológica do verão antártico. Ou seja, o cronograma precisa ser cumprido dentro dos prazos estabelecidos.
Além disso, nada, absolutamente nada, pode ser deixado na Antártica. Nenhum resíduo, pode ser deixado para trás e muito menos depositado no meio ambiente. Tudo deve ser tratado e embarcado de volta para sua origem.
Em breve, o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) irá contar com novas e modernas instalações, aumentando a capacidade da Marinha do Brasil em apoiar as pesquisas desenvolvidas pelos nossos cientistas em proveito do nosso País.
ILUSTRAÇÕES: Studio 41