Proteger além da curvatura da Terra, atingindo distâncias inalcançáveis por radares oceânicos ou convencionais e com precisão é o que o Radar OTH 0100 (Over The Horizon) permite. A tecnologia inovadora será um dos destaques da IACIT durante a Exponaval 2018, que acontece de 4 a 7 de dezembro, na Base Aeronaval Concón, em Valparaíso, Chile.
Com o Radar OTH 0100 da IACIT, único sistema operacional na América do Sul, é possível realizar a vigilância marítima a uma distância de 200 milhas náuticas (370 quilômetros de distância). Por ultrapassar a linha de visada, com o emprego do conceito de “surface-wave” (ondas de superfície), o OTH mostra-se mais eficiente que os sistemas convencionais, sendo necessário uma quantidade menor de radares para uma cobertura mais abrangente.
O OTH opera na faixa de HF, emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências, proporcionando uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).
Com o sistema da IACIT é possível detectar embarcações que não transmitem sinal de AIS, conhecidas como embarcações “não cooperativas”, coibindo ilícitos como pirataria, contrabando, crimes ambientais e até mesmo possíveis invasões territoriais.
“A IACIT desenvolveu uma tecnologia única e imprescindível para países que possuem divisas marítimas. Com o Radar OTH a vigilância marítima é mais eficiente”, destaca o presente da empresa, Luiz Teixeira.
FONTE: Rossi Comunicação