Foi realizado no período de 13 de novembro a 04 de dezembro, o comissionamento, processo de testes e aceitação final do shiplift (elevador de navios) que será empregado no lançamento dos submarinos ao mar e no recolhimento para manutenção.
Durante a fase de testes, ocorreu também, o treinamento dos futuros operadores do elevador de navios. O trabalho foi executado sob a supervisão da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (COGESN) e contou com a participação da empresa norueguesa TTS Syncrolift AS, fabricante do equipamento; da Itaguaí Construções Navais (ICN); da Naval Group e a da Sociedade Classificadora Lloyds Register.
A empresa Lloyds Register foi a responsável pelo acompanhamento e aprovação das fases de projeto, fabricação e testes de fábrica do equipamento. Os testes de operação e carga foram realizados de acordo com o procedimento aprovado e certificado pela empresa classificadora.
O shiplift faz parte das instalações do Complexo Naval de Itaguaí e sua prontificação é fundamental para possibilitar o lançamento ao mar do Submarino Riachuelo, previsto para ocorrer em 2018. Instalada em área marítima, a plataforma elevatória possui 110 metros de comprimento por 20 metros de largura e sua estrutura suporta cargas de até 8 mil toneladas.
FONTE:Fórum Defesa Brasileira