Por Guilherme Wiltgen
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil, completou 15 anos no último dia 23 de dezembro de 2023, e segue revolucionando a tecnologia e a indústria naval brasileira, consolidando-se como um dos principais Programas Estratégicos de Defesa do Brasil.
Já o ano de 2024 iniciou com um marco significativo no PROSUB com a entrada em serviço do segundo submarino da Classe Riachuelo, o Humaitá (S41).
O objetivo do programa visa contribuir para a garantia do controle marítimo das áreas estratégicas de acesso marítimo ao Brasil e permitir a manutenção e o desenvolvimento da capacidade de construção desses meios navais no Brasil, com a entrega quatro submarinos convencionais com todos os seus sistemas integrados e em operação.
Cronograma de entrega atualizado pelo Ministério da Defesa até Dez/23:
Previsto em 2024:
• SBR-2: Submarino Humaitá – Entrega ao Setor Operativo (12/01/2024);
• SBR-3: Submarino Tonelero – Lançamento ao mar em março (27/03/24), imersão estática em maio, saída ao mar em julho e 1ª Imersão em Grande Profundidade (IGP) em setembro, lançamento de armas em novembro e entrega em dezembro
• SBR-4: Submarino Angostura – Embarque de baterias em setembro e 1ª carga completa em dezembro.
Previsto em 2025:
• SBR-4: Submarino Angostura – Lançamento ao mar em abril, 1ª saída de mar em julho, 1ª Imersão em Grande Profundidade (IGP) em setembro, lançamento de armas em novembro e entrega em dezembro.
Ao final do PROSUB, a Marinha do Brasil passará a contar com quatro submarinos convencionais no estado da arte, os mais modernos e capazes da América Latina, prontos para cumprir a missão de patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras, a Amazônia Azul e as áreas de importância estratégica para o Brasil.