Companhia vai entregar as quatro partes restantes do casco resistentes da embarcação até o fim deste ano. Iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
A Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entregou a primeira seção do submarino SBR-3, como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
A seção pertence ao futuro Submarino Tonelero (S 42), que está sendo construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN). “A entrega constitui em mais um importante marco contratual atingido no programa, reforçando a capacidade da Nuclep em atender com excelência as demandas estratégicas do país”, diz trecho de comunicado da companhia.
O contrato entre a Nuclep e a ICN prevê o fornecimento de seções de cascos resistentes para quatro submarinos convencionais, dos quais o SBR-1 e o SBR-2, já foram entregues nos anos de 2015 e 2016, respectivamente.
A conclusão da fabricação das partes do submarino, num total de cinco, está prevista para este ano. O SBR-4 deve ser entregue no ano que vem.
Prosub
Iniciado em 2008, o Prosub é uma parceria firmada entre o Brasil e a França e prevê, entre outros pontos, a transferência de tecnologia necessária para a construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétricos e, também, do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear.
FOTO: Ilustrativa do SBR-1