O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha concretizou um avanço em função do cumprimento de metas previstas relativas à infraestrutura industrial da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM). Foram inaugurados o Prédio de Apoio aos Submarinos Classe Riachuelo, a Oficina de Sistemas de Combate, Sistema de Gerenciamento Integrado da Plataforma (IPMS) e Mastros e o Ambulatório Médico, instalações estratégicas localizadas na BSIM, no interior do Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O Prédio de Apoio aos Submarinos classe “Riachuelo” (S-BR) possui 3.100m² de área construída, composto de um andar térreo com quatro paióis de sobressalentes e mais quatro pavimentos para cada submarino com salas administrativas, câmara do Comandante, sala do Imediato, vestiários, alojamentos, praça d’armas, salão de recreio e sala de briefing.
A Oficina de Sistemas de Combate, IPMS e Mastros dispõe de uma infraestrutura complexa, composta por oficinas de manutenção de equipamentos eletrônicos, oficina mecânica, salas para manutenção dos componentes óticos dos periscópios, equipamentos de manobra de carga e área para estocagem de equipamentos. Está prevista, ainda, a instalação de uma torre para certificação e testes dos mastros e periscópios, bem como uma bancada pneumática para certificação e testes do martelo pneumático, responsável pelo lançamento de mísseis e minas através dos tubos de torpedo dos S-BR.
O Ambulatório Médico ocupa uma área de aproximadamente 460m², constituído de dois consultórios para atendimento médico, um para atendimento odontológico, salas para fisioterapia e raio-x, atendimento de emergência, medicação, observação, farmácia e laboratório, com capacidade para 17 profissionais da área de saúde. O objetivo dessa instalação é prestar atendimento inicial emergencial na ocorrência de pequenos acidentes e enfermidades.
As novas instalações contribuiem para consolidar o êxito do PROSUB. Fruto de um projeto inovador, a BSIM passa a dispor de infraestrutura que confere modernidade, operacionalidade e conforto, requeridos para apoiar as tripulações dos Submarinos Classe “Riachuelo”, reafirmando a preocupação da Marinha com o pessoal e agregando valor ao Abrigo do maior Ativo da Defesa do País.
O evento foi presidido pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice-Almirante (EN) Sydney dos Santos Neves, acompanhado do Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos, Contra-Almirante (EN) Celso Mizutani Koga, do Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura Industrial Naval de Itaguaí, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, e do Comandante da BSIM, Capitão de Mar e Guerra Fernando de Luca Marques de Oliveira.
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha