Programa de Corvetas Pohjanmaa da Finlândia sofre atraso

Por Nathan Gain

Dois anos atrás, o Ministério da Defesa finlandês selecionou a Rauma Marine Constructions (RMC) e a Saab para a construção de quatro novas corvetas da classe Pohjanmaa dentro do programa Squadron 2020. Parece agora que o programa está enfrentando um novo atraso, de 6 a 12 meses, devido a um trabalho extra de design.

Em um novo desenvolvimento, o Diretor do Programa do Squadron 2020, Major General Lauri Puranen, escreveu no blog oficial das Forças Armadas Finlandesas no início desta semana:

“Agora foi confirmado pelo estaleiro que o trabalho de design do navio precisa de mais tempo. A estimativa do atraso do projeto notificado pelo estaleiro ao cliente é de 6 a 12 meses”.

“Sempre soubemos que construir a classe Pohjanmaa seria um projeto desafiador. O trabalho de design de qualquer navio de guerra é muito exigente, especialmente quando é feito a partir do zero e envolve vários atores. Nas condições finlandesas, um navio de guerra de alto desempenho que atenda aos requisitos da defesa naval, significa uma combinação de armas, sensores e sistemas de comando eficientes parcialmente adaptados, agilidade e resistência de combate e, claro, a capacidade de operar em condições durante todo o ano”, ele acrescentou.

As consequências para a construção e comissionamento das embarcações estão sendo investigadas. Embora todas as partes permaneçam comprometidas com o gerenciamento dos riscos do cronograma e as repercussões do atraso, o atraso também provavelmente mudará para o cronograma de conclusão e implantação.

No entanto, os esforços continuarão a ser feitos para cumprir estritamente o cronograma de implantação original para que o novo esquadrão seja concluído em 2028, diz o blog. Claro, a pandemia do Covid-19 trouxe seus próprios desafios para todos os aspectos da vida e da sociedade, e é certamente um dos fatores por trás do atraso, acrescenta.

Justamente pelo desafio do projeto, muito tempo foi reservado para o desenho do navio, mais de dois anos. De acordo com o cronograma original, a construção naval estava programada para começar em 2022. Além do trabalho de design, durante os últimos dois anos, inúmeras aquisições foram preparadas para a classe de navios e implementadas com bastante antecedência devido aos longos prazos de entrega que eles exigem.

Além da aquisição previamente decidida de um sistema de combate e mísseis antiaéreos e de superfície, a empresa alemã RENK AG fornecerá os redutores e sistemas de propulsão de energia dos navios, a General Electric (EUA) fornecerá turbinas a gás e os geradores a diesel serão fornecidos pela MAN Energy Solutions SE (Alemanha). A empresa finlandesa Koja Marine fornecerá o ar condicionado e a Furuno Finland Oy é responsável pela implementação do sistema de navegação da classe Pohjanmaa.

Para a administração de defesa, entretanto, as coisas parecem ser tais que uma pandemia por si só não explicará o prolongamento da fase de planejamento. “Temos repetidamente expressado nossa preocupação com o atraso que surgiu. O design de um navio de guerra moderno e tecnicamente avançado com grandes detalhes, e é inegavelmente uma entidade exigente, mas da perspectiva do cliente, o atraso de design deveria ter sido evitado com estudos de design mais amplos”, comenta Puranen.

Do ponto de vista do cliente, as Forças de Defesa Finlandesas, a situação se tornará mais difícil se o atraso começar a afetar os planos da Marinha de usar e descartar os navios que darão baixa na frota.

As classes Hämeenmaa e Rauma já estão no final de sua vida útil e não pode ser estendida indefinidamente. Prolongar a vida útil também é uma questão de custo. Embora o atraso já tenha ocorrido na fase de negociação dos acordos, o atraso atual é administrável do ponto de vista da defesa, e mesmo assim ainda há espaço de manobra.

“A partir de agora, é absolutamente vital que não haja mais atrasos e que possa até ser recuperado. A cooperação estreita e transparente entre a Administração de Defesa e o RMC e a adesão ao acordo fechado, serão fundamentais para atingir este objetivo. É do interesse de todos os envolvidos no projeto e, mais amplamente, da defesa nacional”, conclui Puranen.

Sobre a Corveta Classe Pohjanmaa

As corvetas da classe Pohjanmaa (programa Squadron 2020) serão construídas na Finlândia. Eles serão navios de combate multifuncionais com capacidade de quebrar o gelo. O contrato de construção (no valor de 647,6 milhões de euros) foi concedido ao construtor naval finlandês Rauma Marine Constructions em setembro de 2019. A construção das quatro corvetas estava programada para começar em 2022 e terminar em 2025. Os testes de mar estão previstos para começar em 2024. Espera-se que toda a classe Pohjanmaa esteja operacional com a Marinha Finlandesa até 2028.

A Saab foi selecionada em setembro de 2019 para fornecer e integrar o sistema de combate e sensores das corvetas. As embarcações serão equipadas com mísseis ESSM superfície-ar, mísseis anti-navio Gabriel V e torpedos ‘Torpedo 47’. A Kongsberg equipará as embarcações com seus sonares SS2030 e SD9500. A Patria fornecerá o sonar de profundidade variável Sonac DTS.

A Saab fornecerá uma ampla gama de sistemas e soluções para as corvetas Pohjanmaa, incluindo:

· Estação de Arma Remota Trackfire

· Sistema de comunicação integrado TactiCall

· Mastro Integrado Leve Saab (SLIM)

· Radar de face fixa Sea Giraffe 4A

· Radar Sea Giraffe 1X

· Novo torpedo leve da Saab

· Radar Ceros 200 e diretor eletro-óptico

· Sistema de Alerta de Laser Naval Saab

Juntamente com os quatro navios com mísseis da classe Hamina que estão sendo modernizados, as quatro novas corvetas formarão a espinha dorsal da Marinha da Finlândia a partir de meados da década de 2020. Eles substituirão sete navios mais antigos que foram ou estão para ser desativados.

Características principais do Corveta classe Pohjanmaa

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

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