Por Julio Maíz Sanz
O primeiro submarino S-80 não terá, em princípio, o sistema de propulsão AIP instado. Informações institucionais sobre o projeto do novo submarino S-80 são muito escassas, apesar de tudo gostaria de informar que o primeiro dos submarinos da sua classe a ser entregue, possivelmente em 2021 para a Armada Espanhola, o S-81 Isaac Peral, não incorporou o sistema de Propulsão a Air-Independente (AIP) ou sistema auxiliar anaeróbico, que permite aos submarinos convencionalmente motorizados ou elétricos, aumentar sua capacidade de mergulhar por longos períodos de tempo, variando de 15 a 20 dias, sem utilizar o motor diesel/gerador, que recarrega as baterias para que o motor elétrico impulsione o navio.
A opção convencional exige que o navio vá a superfície ou a cota periscópica, onde é mais vulnerável, para recarregar as baterias, o que leva a períodos de longas horas e não dias. A incorporação do sistema AIP para o S-80, após a aprovação da reformulação geral do submarino em julho do ano passado, é uma das prioridades do programa para a Direção-Geral de Armamento e Material (DGAM).
Definidas as dificuldades técnicas que surgiram para a empresa Hynergreen Technologies, uma subsidiária da espanhola Abengoa, responsáveis pelo projeto AIP para o S-80, a empresa se juntou a Tecnicas Reunidas que não teria gerado até agora uma solução viável para o comissionamento do primeiro submarino S-80, para o sistema AIP.
Tal intenção já adiantou o Almirante de Ação Marítima (ALMART), Almirante Manuel de la Puente Mora-Figueroa, depois de presidir em Cartagena (Murcia) o dia da Páscoa Militar, disse a mídia local, de acordo com o jornal “A Verdade de Murcia”. O almirante após ser indagado sobre o sistema AIP da classe S-80, disse: “Não será incorporado no primeiro submarino”. Ele também disse não saber qual dos seguintes navios da série começarão a receber. Deve-se ter em mente que o ALMART é baseado em Cartagena, onde a Navantia constrói estes submarinos, que se espera entregue quatro unidades para a Marinha.
Nesse sentido almirante declarou que superação em fazer o redesenho do submarino foi um “marco” e que “e só falta os incentivos econômicos para avançar a construção”, afirmando que a construção “não parou” então em 2021 deverá ocorrer a incorporação deste primeiro submarino.
A marinha precisa urgentemente incorporar novos meios à sua Flotilha de Submarinos (FLOSUB), que atualmente tem apenas três veteranos classe Galerna ou classe S-70, e a nova classe S-80 dará um salto enorme para a força, mesmo sem o funcionamento do sistema IAP.
Assim, parece que, como confirmado por outras fontes envolvidas, o primeiro S-80 será fornecido com capacidades clássicas, e que a integração final do sistema anaeróbio, ocorrerá posteriormente. Não esqueçamos que lançar um sistema operacional AIP é muito complexo, demandando tempo para seu desenvolvimento. Em qualquer caso, reservando espaço e cálculos de navegabilidade para incorporar o S-80, uma vez que o AIP esteja totalmente operacional e seguro, seria viável instalá-lo no S-81, e assim, aumentar o seu desempenho já espetacular, na área teórica.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Defensa.com