Por Xavier Vavasseur
O estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries (HHI) lançou hoje o navio líder do projeto destróier KDX-III Batch-II AEGIS para a Marinha da República da Coreia (ROK): ROKS Jeongjo the Great.
De acordo com a Administração do Programa de Aquisição da Marinha e Defesa da Coréia do Sul, a cerimônia de lançamento do primeiro navio do projeto ‘KDX-III Batch-II’, o ‘Jeongjo the Great’, foi realizado no estaleiro Hyundai Heavy Industries em Ulsan na manhã de hoje, 28 de julho.
“O Jeongjo the Great, foi projetado e construído independentemente na Coréia, após uma cerimônia inovadora no ano passado. O navio recebeu o nome de uma figura histórica reverenciada pelo povo ou por um zagueiro nacional que contribuiu muito para superar a crise nacional. O 22º rei de Joseon, Jeongjo (reinou em 1776-1800), subiu ao trono aos 23 anos após a morte de seu avô Yeongjo (reinou em 1724-1776), o 21º rei e reinou por 24 anos. É creditado a ele ter liderado o renascimento da dinastia Joseon, incluindo a construção da Fortaleza de Suwon Hwaseong.
Quando o Jeongjo the Great, for comissionado, ele será o 4º Destróier Aegis e o primeiro com 8.200 toneladas da Marinha sul coreana após a classe de 7.600 toneladas existente Sejong The Great, Yuxok Yii e Seoaeryu Seongyong”.
Com base na classe Sejong The Great, os novos destróieres do Aegis apresentarão várias melhorias, incluindo sistemas de combate aprimorados que podem detectar e rastrear alvos a distâncias maiores e capacidade de mísseis anti-balísticos com os interceptores block IB SM-3 da Raytheon.
O lote KDX-III II também será equipado com o SM-2 Block IIIB e, possivelmente, o novo míssil SM-6 “multi-mission” capaz de defesa aérea da frota de longo alcance e guerra anti-superfície. A decisão de adquirir o SM-6 ainda não foi tomada e dependerá do orçamento.
De acordo com fontes sul-coreanas, os navios KDX III Batch II apresentarão um total de 88 células do sistema de lançamento vertical (VLS):
- 48x MK41 VLS para mísseis fabricados nos EUA
- 16x K-VLS
- 24x K-VLS II
Os K-VLs serão usados para implantar o K-SAAM (míssil anti-superfície), substituindo o RIM-116 Rolling (RAM). Possui orientação inercial no meio do curso e um buscador microondas duplo para orientação terminal. Os K-VLs também implantarão o torpedo de Hong Sang EO (Red Shark), baseado em foguetes (K-ASROC), e o míssil de cruzeiro Tactical Surface Launch Missile Haeryong (TSLM).
O K-VLS II são células maiores atualmente sendo desenvolvidas pela Hanwha para lançar o futuro míssil de longo alcance ao ar (faixa de 150 km) Cheongung 3 (também conhecido como L Sam). O Naval News aprendeu com uma fonte do LIG Nex1, que o N Naval L Sam (que ainda está em fase conceitual) terá apenas pequenas modificações em comparação com a variante terrestre. L Sam pretende substituir o SM-2 na Marinha sul coreana. O K-VLS II provavelmente também será usado para lançar o novo míssil anti-navio supersônico.
Comparado ao Batch-I, que possui 16 mísseis anti-navios SSM-700K Haeseong (C-Star), os navios batch-II terão “somente” 8 deles.
Enquanto as primeiras renderizações dos navios KDX III Batch II os mostraram equipados com um lançador de mísseis RAM, os destróiers realmente receberão os CIWs Phalanx como sua última linha de defesa, ao lado de Decoys Soft Kill (Rheinmetall MASS decoy launchers).
KDX III Batch II Sensores e CMS
A Lockheed Martin está encarregada de entregar o radar multifuncional AN/SPY-1D (V), bem como o sistema de combate de Aegis para o navio KDX III Batch II. Conversando com o Naval News durante o MADEX 2019, os representantes da Lockheed Martin explicaram que os destróieres receberiam o derivado da linha de base 9.C2 da Aegis com a variante de software “KII” e a linha de base BMD 5, o que permite o uso do míssil SM-3 IB. Em outubro de 2019, as matrizes de radar para o primeiro lote KDX III II já estavam em produção. As matrizes de radar e o sistema de combate serão testados em Nova Jersey em 2021 antes da entrega à Coréia do Sul.
Características do KDX III Batch-II:
- Deslocamento leve: 8.300 toneladas
- Deslocamento de carga total:> 10.000 toneladas
- Comprimento: 170 metros
- Boca: 21 metros
- Velocidade: 30 nós
- Tripulação: 300 marinheiros
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News