A US Navy revelou que o confronte se deu em águas internacionais do Mar da China Oriental
Por Guilherme Wiltgen
Um navio de guerra chinês tentou deter um cruzador da Clase Ticonderoga em águas internacionais, causando uma situação de tensão que facilmente poderia levar a um conflito militar, de acordo com fontes militares dos EUA.
Em 05 de dezembro, enquanto operava em águas internacionais, o USS Cowpens (CG 63) e um navio de guerra chinês entraram em confronto no Mar da China do Sul, próximo ao porta-aviões Liaoning (CV 16), de acordo com um oficial da US Navy.
Segundo suas informações, o navio norte-americano foi forçado a realizar uma manobra brusca para evitar abalroar o navio da PLA Navy. Este incidente ocorreu depois que um navio chinês enviou um aviso ordenando que o USS Cowpens parasse. Como o cruzador se recusou a obedecer a ordem e continuou seu curso, já que segundo irnformou estava operando em águas internacionais, um navio de desembarque chinês se posicionou na sua frente e parou, forçando o navio dos EUA a mudar abruptamente seu curso, fato que, de acordo com Autoridades norte-americanas, foi uma manobra perigosa.