Por Luiz Padilha
O presidente Lula acompanhado do AE Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, visitou hoje (22/3) o Complexo Naval de Itaguaí-RJ, onde conheceu o submarino Humaitá, segundo submarino da classe Riachuelo que deverá ser comissionado em dezembro deste ano.
Após assistir uma apresentação do AE Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, o presidente e sua comitiva se encaminharam para a frente do Main Hall e, com o submarino Tonelero ao fundo e os funcionários da ICN, foi feita a foto oficial da visita.
Na sequência o presidente junto com o Comandante da Marinha, descerraram uma placa alusiva a visita ao submarino Humaitá.
Apesar de estar com a agenda lotada para o dia no Rio de Janeiro, o presidente e o AE Olsen, pararam para conversar com os jornalistas presentes.
Expectativa para mais um submarino classe Riachuelo?
Durante a conversa com os jornalistas, o presidente declarou que o governo está buscando soluções para dar prosseguimento a muitos programas importantes, e ao final da conversa, projetou que deseja inaugurar submarinos em 2023, 2024, 2025 quiçá em 2026.
Muitos jornalistas presentes queriam perguntar sobre a possibilidade do governo realizar a encomenda de mais um submarino convencional para a manutenção da mão de obra dentro do PROSUB, mas o tempo era curto e ninguém conseguiu fazer a pergunta direta. Infelizmente alguns jornalistas desviaram a conversa para outros assuntos fora do escopo da visita.
Caso no futuro ocorra a encomenda de mais um submarino convencional, o PROSUB voltará a gerar empregos diretos e indiretos, que é a meta do atual governo.