O índice geral de segurança do país cresceu 14 pontos em relação a 2013. Entre os 12 países pesquisados, o Brasil se mantém na terceira posição entre as nações com maior preocupação com a segurança. O México está no topo do ranking.
São Paulo, 20 de maio de 2014 – A edição de 2014 do estudo Unisys Security Index revela que 80% dos brasileiros estão seriamente preocupados com a segurança nacional. O índice, que mede as preocupações dos cidadãos em relação à segurança financeira, nacional, pessoal e segurança na internet, saltou de 173 pontos, em 2013, para 187 pontos (em uma escala de 0 a 300, que reflete o grau máximo de preocupação).
O levantamento é realizado pela Unisys desde 2007 no país e mais de 1000 brasileiros foram entrevistados para o estudo deste ano, que cobriu ao todo 12 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Malásia, México, Nova Zelândia e Reino Unido.
A pesquisa também perguntou diretamente como os brasileiros veem sua segurança pessoal para os próximos 6 meses, e 68% dos entrevistados se mostraram seriamente preocupados, revelando um aumento de 10 pontos percentuais nesta categoria quando comparada ao ano anterior.
“A sensação de segurança dos cidadãos é um indicador crucial para a confiança pública, utilizado por governos e organizações privadas para se prepararem para responder a ameaças”, afirma Helcio Beninatto, Presidente da Unisys para América Latina e Vice-Presidente de Enterprise Services na região. “Com as manifestações que aconteceram por todo o país no ano passado, é natural que as pessoas estejam mais preocupadas em relação ao tema”, completa.
Outro dado importante apontado no estudo foi que 81% dos entrevistados se mostraram seriamente preocupados com o roubo de identidade, tal como acesso não autorizado ou uso indevido de suas informações pessoais. Em relação a esse aspecto, o índice subiu 14 pontos percentuais em relação a 2013.
Preocupações com Saúde
Outra preocupação dos brasileiros que aumentou em relação ao ano passado tem relação com casos de epidemias. Mais de três quartos (79%) dos brasileiros ouvidos disseram que esta é uma séria preocupação. Apenas 6% afirmaram que uma epidemia na área de saúde não representa uma real ameaça.
Ranking Global
O Unisys Security Index avalia as principais preocupações das pessoas com relação a diversos aspectos: segurança nacional, financeira, pessoal e na internet. Abaixo está o ranking geral entre os 12 países pesquisados.
Sobre o Unisys Security Index
Unisys Security Index é um estudo global realizado anualmente que fornece informações sobre as atitudes dos consumidores em diversos aspectos relacionados à segurança. Lieberman Research Group conduziu a pesquisa na América Latina, Europa e nos Estados Unidos; Newspoll conduziu o estudo na região Ásia-Pacífico. A pesquisa Unisys Security Index contemplou entrevistas com aproximadamente 11.000 pessoas em 12 países: Austrália, França, Brasil, Colômbia, Alemanha, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
FONTE: G&A