Prefctura Naval argentina captura pesqueiro chinês em sua ZEE (com vídeo)

PNA_01

Por Guilherme Wiltgen

A Prefectura Naval Argentina (PNA) capturou um pesqueiro de bandeira chinesa que realizava pesca não autorizada na Zona Econômica Exclusiva Argentina (ZEEA), e apreendeu mais de 600 toneladas de lulas, ao largo da Baía Camarones, na província de Chubut, em uma ação coordenada pela Secretaría de Seguridad de la Nación.

Durante a execução de tarefas de patrulha, os tripulantes do PNA Prefecto Derbes (GC28) da PNA, detectaram um eco no radar e avistaram um barco com luzes de pesca e a 3 milhas náuticas a oeste dentro da ZEEA.

Ao visualizar a aproximação da embarcação da PNA, o barco de pesca chinês HU SHUN YU 809, apagou todas as luzes. Mas, face aos sinais e monitoramento contínuo de suas posições, o Derbes interceptou e abordou o navio.
Após a inspeção, realizada pela equipe do navio e de um inspetor Nacional de Pesca, foi encontrado transportando um total de 603 toneladas de lulas.

Por apresentar problemas no seu sistema de propulsão, o navio foi rebocado para Puerto Madryn, enquanto um avião de patrulha foi destacado para a apoiar a missão.

Assista ao vídeo

Sair da versão mobile