Porta-aviões – para que servem?




No momento, há muitas imagens e cobertura da mídia do projeto de porta-aviões da Royal Navy (RN) Marinha Real. A discussão se concentra principalmente no tamanho e design, na aeronave, no preço e na política de sua construção, mas muitas vezes falta uma explicação básica de sua função. Aqui, descrevemos o objetivo e o valor de um porta-aviões.

1. Proteção para forças tarefas navais

Os porta aviões tradicionalmente tem seu primeiro dever em fornecer cobertura aérea para grupos de tarefas navais. Sem superioridade aérea, os navios de guerra e mercantes são vulneráveis ​​a ataques de aeronaves e mísseis. Por mais que sejam bons os sistemas de defesa aérea baseados nos navios, eles não substituem a cobertura de caças baseados em porta-aviões. A história mostra que as frotas navais não podem contar com a cobertura aérea de uma aeronave terrestre. Mesmo que a força aérea terrestre seja dedicada à tarefa, é extremamente difícil garantir o número certo de aeronaves no lugar certo para proteger a frota o tempo todo.

A RN está desprovida de sua própria cobertura de caça orgânico desde a aposentadoria do Sea Harrier em 2006 e até que essa capacidade seja restaurada, não pode ser arriscar contra inimigos com qualquer tipo de força aérea séria. O porta-aviões também pode operar helicópteros que, em coordenação com fragatas de apoio, pode fornecer proteção anti-submarina. Uma vez segura sob sua própria cobertura aérea integrada e pela anti-submarina, a força-tarefa naval pode realizar qualquer número de missões diferentes (algumas das quais estão incluídas abaixo).

2. Plataforma para lançar ataques contra alvos costeiros e interiores

O porta-aviões fornecerá um alcance global, um ‘big stick’, forte para apoiar os objetivos da política externa. Como mais da metade da população mundial vive a 200 quilômetros do mar e a maioria das maiores cidades do mundo fica na costa, as aeronaves dos porta-aviões têm uma grande capacidade de influenciar eventos. Os porta-aviões permitem que o Reino Unido lute contra seus inimigos à distância e podem fazer muito do que aeronaves de ataque terrestres fazem, mas com maior alcance e flexibilidade.

3. Ponto de lançamento para desembarques anfíbios por tropas

Os porta-aviões terão acomodação para 250 fuzileiros e poderão reunir muito mais tropas sob condições austeras por curtos períodos. Capaz de desembarcar tropas rapidamente com helicópteros embarcados, o porta-aviões pode servir como um alfinete como uma operação anfíbia. (Usando o porta-aviões HMS Queen Elizabeth (QEC) disponível, esse conceito é um pouco comprometedor e seria preferível que o RN tivesse um porta helicópteros dedicado).

4. Base aérea flexível, móvel e responsiva

A experiência desde 1945 sugere que a imprevisibilidade é a norma para os envolvimentos militares do Reino Unido. Quase todos os conflitos envolveram uma dimensão do poder aéreo naval. Capaz de percorrer mais de 500 milhas em um dia, um porta-aviões pode se reposicionar rapidamente em resposta a eventos e ameaças. Eles também podem rapidamente, enviar aeronaves em missões de ataque num dia e operando como um centro de ajuda humanitária no dia seguinte.

5. Base para a entrega de ajuda humanitária

Os porta-aviões são uma plataforma ideal para a rápida entrega de ajuda humanitária após desastres naturais. Como ‘socorristas’, os helicópteros podem transportar equipes de resgate, equipamentos, água potável e suprimentos médicos rapidamente e para locais inacessíveis. Os porta-aviões classe QEC sempre navegam com algumas aeronaves de socorro embarcadas, que podem ser carregadas rapidamente. Os próprios porta-aviões possuem instalações médicas a bordo substanciais e equipes de pessoal médico. Os porta-aviões também poderiam ser usadas para montar uma operação de evacuação para resgatar cidadãos britânicos em risco de conflitos ou desastres naturais.

6. Uma demonstração de vontade política sem recorrer à força

Porta-aviões foram e serão usados para influenciar eventos sem disparar um tiro. Um porta-aviões pode ficar em águas internacionais, talvez não muito longe da costa, mas capaz de exercer pressão específica e moldar eventos sem a escalada implícita na mobilização de soldados no solo ou invasões no espaço aéreo soberano.

7. Um carro-chefe para comando e controle

Os porta-aviões têm espaço generoso, instalações e capacidade de comunicação para operar como carro-chefe e um centro de comando e controle para operações navais e militares complexas por períodos prolongados.

8. Base para coleta e reconhecimento de informações

Os aviões e helicópteros de vigilância do porta-aviões fornecerão vigilância crítica em torno de um grupo de tarefas navais, fornecendo alerta e avaliação de ameaças. As aeronaves também poderiam manter uma vigilância constante nas áreas de interesse em terra. Uma aeronave não tripulada que voa a partir do porta-aviões, tem o potencial de pesquisar visualmente e por radar, centenas de quilômetros quadrados por dia.

9. Território soberano

Os porta-aviões evitam as restrições de negociações internacionais complexas e potencialmente demoradas, de acordos para basear aeronaves em solo estrangeiro. Operando em águas internacionais, eles também podem circunavegar a necessidade de solicitar permissão de sobrevoo de outros países. Os porta-aviões podem ser enviados rapidamente para as águas internacionais, como e quando o governo decidir, sem impedimentos pelos desejos das ‘nações anfitriãs’. O grupo tarefa do porta-aviões também é auto-sustentável, levando consigo seu próprio suporte logístico. Isso evita o grande esforço logístico necessário para mover o equipamento e o pessoal necessários para apoiar aeronaves terrestres.

10. Uma plataforma para o comércio e a diplomacia, um símbolo visível de prestígio

O HMS Queen Elizabeth já realizou importantes reuniões diplomáticas e comerciais durante sua visita a Nova York no ano passado. Espera-se ver os porta-aviões usados ​​por ministros, funcionários do governo e líderes da indústria para sediar eventos para promover os interesses britânicos em todo o mundo. Aqueles que fazem campanha para uma nova Marinha para desempenhar tais funções podem fazer uma pausa para considerar que agora a RN tem dois grandes navios modernos e distintos, prontos para a tarefa. Poucas pessoas provavelmente recusarão um convite para uma recepção realizada nos arredores impressionantes de um porta-aviões da Marinha Real ancorado no porto.

Pode ser antiquado dizer isso com nossa mentalidade européia cada vez mais irreal de política externa apenas de poder brando, mas a propriedade de um porta-aviões dá a uma nação um símbolo de prestígio altamente visível e exige respeito. Embora alguns possam descartar coisas como “meninos grandes e seus brinquedos”, na verdade todos no Reino Unido se beneficiam, em certa medida, de viver em uma nação que ainda é uma potência global. Às vezes, pode ser por razões de interesse próprio – garantindo nossas rotas comerciais e acesso a recursos ou pode estar sendo uma força para o bem – mantendo a paz, defendendo o direito internacional ou protegendo aliados. As transportadoras são um ativo significativo que mantém você na ‘mesa principal’ com voz e influência nos eventos mundiais.

FONTE: Save the Royal Navy

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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