De acordo com um tweet publicado pela Marinha Francesa em 7 de outubro de 2022, o porta-aviões Charles de Gaulle disparou com sucesso o míssil superfície-ar Aster 15.
O Charles de Gaulle é o capitânea da Marinha francesa. O navio, encomendado em 2001, é o décimo porta-aviões francês e o primeiro navio de superfície nuclear francês.
O navio carrega uma ala aérea com aeronaves Dassault Rafale M e E-2C Hawkeye, Helicópteros AS365F Dauphin Pedro, EC725 Caracal e AS532 Cougar para combate e busca e salvamento, além de mísseis eletrônicos Aster modernos.
Ele é um porta-aviões do tipo Catobar que usa duas catapultas a vapor de 75 M C13-3 de uma versão mais curta do sistema de catapulta instalado nos porta-aviões da classe Nimitz dos EUA.
Sobre os mísseis Aster 15 e 30
Os mísseis Aster 15 e Aster 30 são uma família franco-italiana de mísseis de superfície-ar de lançamento vertical. O nome “Aster” significa “Aérosspatiale Termine” (a empresa francesa Aérospatiale foi o principal empreiteiro do projeto antes que suas atividades de mísseis fossem fundidas a MBDA).
Atualmente, existem duas versões da família de mísseis Aster, a versão de alcance de curto-médio, Aster 15 e a versão de longo alcance, Aster 30. Os corpos de mísseis são idênticos, sua diferença estando no alcance e na velocidade de interceptação porque o Aster 30 usa um booster maior.
Os pesos totais do Aster 15 e Aster 30 são de 310 kg e 450 kg, respectivamente. O Aster 15 tem um comprimento de 4,2 m, subindo para pouco menos de 5 m para o Aster 30. O Aster 15 tem um diâmetro de 180 mm.
Dadas as dimensões maiores do Aster 30, um sistema naval requer os tubos mais longos do sistema de lançamento vertical Sylver A50 ou A70 (VLS). Além disso, o sistema de lançamento vertical American Mark 41 pode acomodar o Aster 30.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navy Recognicion